IBGE: Prefeituras oferecem menos incentivos para novos empreendimentos
Entre 2012 e 2015, caiu o número de municípios brasileiros que concediam algum mecanismo de incentivo à implantação de negócios na cidade, revelou a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic). De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano passado, 61,7% (3.437) das Prefeituras utilizavam esses mecanismos, enquanto que, em 2012, eram 62,9% (3.498).
Os incentivos eram oferecidos, principalmente, por cidades com mais de 50 mil habitantes. Dos 41 municípios com mais de 500 mil moradores, afirmou o IBGE, apenas cinco não possuíam nenhuma iniciativa desse tipo em 2015. Os campeões de incentivos são os Estados do Mato Grosso do Sul e de Santa Catarina, 89,9% e 83,1%, respectivamente. Por outro lado, Acre (36,4%) e Maranhão (30%) eram os locais que menos davam incentivos.
"Intensificada na década de 1990, a concessão de benefícios fiscais e não fiscais para a atração de investimentos é uma prática relativamente antiga. Dessa forma, os governos municipais têm buscado influenciar a decisão de onde serão implantados novos empreendimentos, visando promover o deslocamento de um investimento para dentro de seus territórios", destacou o IBGE.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.