IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

FGV: Indicador de incerteza da economia tem menor nível desde 2015

30/10/2017 09h54

O Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br), da Fundação Getulio Vargas (FGV), recuou 8,3 pontos entre setembro e outubro, ao passar de 119,3 pontos para 111,0 pontos. Após o quarto recuo consecutivo, o indicador registra o menor nível desde fevereiro de 2015.


"Este é um registro histórico importante para o indicador de incerteza da economia. Após quase três anos oscilando acima dos 120 pontos, e com muita volatilidade, o IIE-Br parece registrar o encerramento desse longo período de incerteza econômica muito elevada, motivada principalmente por eventos políticos, como a cassação da presidente Dilma Roussef e a divulgação dos aúdios do presidente Temer [com o empresário Joesley Batista, do grupo JBS]", afirma o economista Pedro Costa Ferreira do Ibre-FGV na nota. "Embora ainda existam riscos no campo político, parece que a economia, pelo menos por um tempo, se isolou da política."


O momento agora é de "aguardar os próximos eventos e torcer para que a incerteza continue baixa, permitindo maiores investimentose consumo", diz Ferreira.