IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Todos a Bordo

Gol lança robô para atendimento ao passageiro no aeroporto de Guarulhos

Robô da companhia aérea Gol ainda está em fase de testes no aeroporto de Guarulhos - Vinícius Casagrande/UOL
Robô da companhia aérea Gol ainda está em fase de testes no aeroporto de Guarulhos Imagem: Vinícius Casagrande/UOL

Vinícius Casagrande

Colaboração para o UOL, em Guarulhos (SP)

22/10/2019 18h04

Resumo da notícia

  • Robô irá tirar dúvidas sobre despacho de bagagem e local de check-in
  • Chamado de Gal, robô também poderá guiar o passageiro por diversos pontos do aeroporto
  • Empresa nega que possa substituir funcionários com o equipamento

A Gol lançou hoje uma robô que servirá para auxiliar no atendimento aos passageiros da companhia aérea no aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. Apelidada de Gal, a robô poderá tirar dúvidas dos passageiros sobre tamanho da bagagem e onde ficam os balcões de check-in, sala VIP e portões de embarque.

No primeiro dia de testes no aeroporto de Guarulhos, a robô ainda tinha um acervo limitado de questões. Questionada sobre como poderia ajudar o passageiro, a própria Gal respondia que poderia passar informações do aeroporto e da Gol, e fazia a ressalva: "Mas pega leve que eu ainda estou aprendendo".

Com cerca de um metro de altura, a robô também pode se deslocar por dez pontos do aeroporto, mas apenas entre as posições de check-in, loja da Gol e totens de autoatendimento.

Segundo o diretor de aeroportos da Gol, José Luiz Belixior Júnior, a primeira fase dos testes servirá para a robô aprender sobre as dúvidas mais frequentes dos passageiros que circulam pelo aeroporto. "A gente prevê de dois a quatro meses para ganhar musculatura e aprender", disse.

A gerente de TI da Gol, Flávia Segura, afirmou que a robô conta inicialmente com 50 perguntas, que vão desde assuntos importantes como orientações de onde fazer check-in ou tamanho da bagagem de mão até temas divertidos como se a Gal teria namorado.

Os primeiros passageiros a interagir com a robô aproveitaram mais para brincar do que realmente tirar alguma dúvida com a nova robô. Ao pedir para tirar uma selfie, a tela da robô exibe dois corações e ainda pede para postar a foto com a hashtag da companhia aérea.

Segundo Flávia, a intenção é que nos próximos meses a robô tenha serviços mais práticos ao passageiro e possa fazer diretamente o check-in do passageiro ou remarcar o assento no avião. Embora não tenha uma impressora instalada, a robô poderia enviar o cartão de embarque por mensagem para o celular do passageiro.

Por enquanto, a robô estará apenas no aeroporto de Guarulhos. O projeto prevê que ao longo do próximo ano novos robôs sejam instalados nos grandes aeroportos brasileiros, como Congonhas, em São Paulo, Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, Salvador (BA) e Porto Alegre (RS).

O diretor de aeroportos da Gol afirmou que a Gal é uma nova forma de interação da companhia aérea com os passageiros e descartou que, no futuro, a robô tire emprego dos funcionários que trabalham no aeroporto. "Ela não vem com a proposta de substituir nenhum funcionário", declarou.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.

Veja caminho que sua mala faz no aeroporto depois de despachada

UOL Notícias