PUBLICIDADE
IPCA
0,26 Jun.2020
Topo

Conheça príncipe, princesa e reis que pilotam aviões e helicópteros

Príncipe Harry foi piloto de helicóptero de ataque Apache -  John Stillwell/AFP
Príncipe Harry foi piloto de helicóptero de ataque Apache Imagem: John Stillwell/AFP

Vinícius Casagrande

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/02/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Reis, príncipes e princesas costumam ter formação militar e se tornam pilotos de avião e helicóptero
  • Príncipe Harry é piloto de helicóptero de ataque Apache
  • O rei da Holanda já trabalhou secretamente como copiloto de jatos comerciais na KLM
  • A princesa Salma se tornou a primeira mulher piloto de avião da Jordânia

Depois que deixar oficialmente suas funções reais para viver por conta própria, o príncipe Harry pode se dedicar à carreira de piloto caso não encontre nenhum outro emprego. Assim com membros da realeza de outros países, Harry teve uma formação militar na qual se tornou piloto de helicóptero de ataque.

Outros membros da realeza que ganharam destaque internacional por suas funções no comando de aeronave são o príncipe William, o rei da Holanda, Willem-Alexander, o rei Abdullah, da Jordânia. O caso mais recente foi o da princesa Salma, filha do rei Abdullah, que se tornou a primeira mulher da Jordânia a conquistar a licença de piloto de avião.

Na maioria dos casos, os membros da realeza adquirem a licença de pilotos como parte da formação acadêmica e pessoal para exercer suas funções dentro da família real. Não são raros, porém, os casos de que a paixão fala mais alto e reis e príncipes entrem, de fato, em ação.

Harry é piloto de helicóptero e ataque

Príncipe Harry - Reprodução/Facebook/The Royal Family - Reprodução/Facebook/The Royal Family
Príncipe Harry serviu em missão oficial no Afeganistão
Imagem: Reprodução/Facebook/The Royal Family

Como piloto de helicóptero Apache, o príncipe Harry chegou a participar de missões de combate no Afeganistão. O príncipe Harry realizou duas viagens operacionais ao Afeganistão, como controlador aéreo avançado em 2007 e 2008 e como piloto de Apache entre setembro de 2012 e janeiro de 2013.

No corpo aéreo do exército, Harry foi promovido ao posto de capitão em abril de 2011. O capitão Harry Wales, como era conhecido nas Forças Armadas, se qualificou como copiloto de artilharia (CPG) em fevereiro de 2012.

Em setembro do mesmo ano, o príncipe Harry foi enviado ao Afeganistão para realizar um tour operacional como piloto de Apache. Sua missão era fornecer suporte de helicóptero à Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) e às forças afegãs que operam em todo o Comando Regional (Sudoeste). Harry encerrou sua turnê de quatro meses depois, em janeiro de 2013.

Rei da Holanda voou secretamente na KLM

Rei da Holanda piloto - Divulgação - Divulgação
Rei da Holanda (à dir.) pilotou secretamente aviões da companhia aérea KLM
Imagem: Divulgação

Por outro lado, a paixão do rei da Holanda pela aviação é bem mais duradoura. Durante mais de 20 anos, o rei Willem-Alexander participou de forma disfarçada de voos comerciais da companhia aérea KLM na função de copiloto. O rei voava nos antigos Fokker 70. Com a aposentadoria do modelo, passou a voar no Boeing 737.

A função secreta do rei da Holanda foi revelada somente em 2017. Ele afirmou na ocasião que nenhum passageiro jamais desconfiou que o rei estava na cabine de comando, já que ele nunca revelou seu nome durante os anúncios feitos a bordo.

Quando está em missão real, o rei Willem-Alexander também costuma pilotar o avião oficial holandês. Uma das viagens mais recentes aconteceu em janeiro, quando o rei e sua comitiva voaram de Amsterdã (Holanda) para Tel Aviv (Israel).

Princesa é a primeira piloto de avião da Jordânia

Princesa Salma da Jordânia - Divulgação - Divulgação
Princesa Salma, da Jordânia, recebe o título; é a primeira mulher piloto do país
Imagem: Divulgação

A princesa Salma bint Abdullah, da Jordânia, se tornou a primeira mulher em seu país a receber treinamento prático e teórico com as Forças Armadas da Jordânia. De acordo com um comunicado da Corte Real Hachemita, a jovem de 19 anos completou seu treinamento de piloto de avião.

A princesa se formou na Real Academia Militar de Sandhurst, também conhecida simplesmente como Sandhurst, um centro de treinamento inicial dos oficiais militares do exército britânico, recebendo também alunos de outros países.

Até o momento, não foram divulgadas quais serão suas funções como a primeira mulher piloto de avião da Jordânia.

Outros membros da realeza que são pilotos:

  • O sultão de Brunei é conhecido por pilotar seu próprio Boeing 747

  • Príncipe Charles também tem licença de piloto

  • Príncipe William foi piloto da Força Aérea Real britânica em helicópteros-ambulância

  • Rei Abdullah, da Jordânia, é piloto treinado

Todos a Bordo