IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Todos a Bordo

Aéreas mais perigosas do mundo têm até pilotos com licenças falsas

Avião da Pakistan International Airlines - Divulgação
Avião da Pakistan International Airlines Imagem: Divulgação

Vinícius Casagrande

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/07/2020 04h00

As investigações do acidente da Pakistan International Airlines (PIA) no final de maio revelou uma rede de licenças falsas de pilotos no Paquistão. Dos 860 pilotos de aviões comerciais registrados no país, 262 deles não realizaram os exames necessários para ter o direito de pilotar aviões.

A revelação colocou em dúvida a segurança da aviação no Paquistão e fez com que a União Europeia proibisse os voos de companhias aéreas do país no espaço aéreo europeu. Com isso, as empresas paquistanesas PIA e Airblue passaram a integrar a lista de companhias aéreas mais perigosas do mundo.

Empresa estava bem no ranking

Até recentemente, a Pakistan International Airlines contava com seis estrelas nos critérios da Airline Ratings. O acidente no final de maio e a revelação de que cerca de um terço dos pilotos paquistaneses utilizavam licenças falsas derrubou a nota da companhia aérea para apenas uma estrela.

O Arline Ratings é um site especializado em avaliar a segurança das companhias aéreas. Para isso, os editores levam em consideração diversos critérios técnicos, como histórico de acidentes, auditorias realizadas por organismos internacionais, permissões para sobrevoar Europa e Estados Unido, entre outros.

As companhias aéreas mais seguras do mundo recebem até sete estrelas na classificação, enquanto as mais perigosas ficam com apenas uma ou duas estrelas. Das mais de 360 companhias aéreas avaliadas, quatro têm apenas uma estrela e outras quatro contam com duas estrelas.

Maioria das aéreas é sete estrelas

A boa notícia para os passageiros de avião é que a grande maioria das companhias aéreas do mundo é avaliada com nota máxima nos critérios de classificação usados por sites especializados. Das 367 empresas listadas, 240 delas receberam sete estrelas.

Além da classificação por estrelas, o Airline Ratings ainda faz uma avaliação mais detalhada levando em consideração outros critérios como capacidade operacional e incidentes leves ocorridos ao longo do ano. No ranking do último ano, a australiana Qantas foi eleita a companhia aérea mais segura do mundo.

Veja as companhias aéreas mais perigosas do mundo:

Uma estrela

  • Air Algerie (Argélia)
  • Airblue (Paquistão)
  • Nepal Airlines (Nepal)
  • Pakistan International Airlines (Paquistão)

Duas estrelas

  • Afriqiyah (Líbia)
  • Blue Wing (Suriname)
  • Iraqi Airways (Iraque)
  • NOK Air (Tailândia)