A Itapemirim Transportes Aéreos tem o seu voo inaugural agendado para o dia 29 deste mês, ligando a rota entre São Paulo e Brasília. Entretanto, algumas mudanças ocorridas em suas rotas a poucos dias da estreia geraram cancelamentos de voos, causando a insatisfação de diversos clientes.
A empresa mudou datas e cancelou voos marcados para os próximos dias. Segundo a Itapemirim, isso "faz parte do processo" de início das operações (leia a nota da empresa no final desta reportagem).
Os voos do dia 30 de junho, por exemplo, não irão ocorrer, e parte da operação comercial terá início no dia 1º de julho. Com os cancelamentos e remarcações, diversos clientes registraram suas insatisfações com a companhia nas redes sociais desde a última semana. A empresa diz que está ajudando os passageiros.
No Instagram da empresa, quem se queixa da mudança recebe uma mensagem da Itapemirim em busca de tentar resolver o problema. A aérea vem entrando em contato com os seus consumidores afetados para que seja feita a remarcação para uma outra data disponível.
Ainda segundo a companhia, os passageiros que foram afetados, além da remarcação dos voos planejados, estão ganhando uma outra passagem de ida e volta de cortesia com validade de um ano. Quem estiver enfrentando algum problema ou se sentir lesado pode entrar em contato com a empresa por meio do telefone 0800 723 2121.
Veja como ficou a agenda dos voos inaugurais da Itapemirim:
29/06
- Brasília (DF)
- São Paulo (Aeroporto de Guarulhos - Cumbica)
1º/07
- Belo Horizonte (Aeroporto de Confins)
- Porto Alegre (RS)
- Porto Seguro (BA)
- Rio de Janeiro (Aeroporto do Galeão)
- Salvador (BA)
03/07
- Curitiba (PR)
1º/08
- Florianópolis (SC)
- Fortaleza (CE)
- Maceió (AL)
- Natal (RN)
- Recife (PE)
1º/09
- Vitória (ES)
- São Luís (MA)
- Aracaju (SE)
- Goiânia (GO)
- Ribeirão Preto (SP)
1º/10
- Belém (PA)
1º/11
- Manaus (AM)
- Santarém (PA)
1º/12
- Foz do Iguaçu (PR)
Outras já cancelaram também
No primeiro quadrimestre de 2021, a Gol precisou mudar datas de suas rotas diante do avanço da pandemia no Brasil. Com isso, vários voos que estavam agendados para o mês de abril tiveram de ser cancelados ou alterados.
Azul e Latam também haviam mudado datas nas rotas à época. Segundo dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) compilados e divulgados pela Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), até janeiro, o setor da aviação encontrava-se em recuperação.
No primeiro mês de 2021 foram realizadas 1.798 partidas diárias de voos, o que equivale a 74,9% do registrado antes da pandemia. Desde então, o volume de voos foi caindo até abril, chegando a 854 partidas diárias, retomando o crescimento apenas a partir de maio.
Leia a íntegra da nota da empresa:
"A Itapemirim Transportes Aéreos informa que fez uma readequação da malha para o mês de julho, o que exigiu o cancelamento de alguns voos. As mudanças fazem parte do processo estrutural para o lançamento da companhia aérea no mercado nacional.
Todas as bases e rotas foram mantidas, mantendo o compromisso da ITA em atender a oito destinos nacionais já em seu primeiro mês de operação. Todos os passageiros afetados pelas mudanças estão sendo assistidos de acordo com as regras da Anac.
A ITA reforça seu compromisso com a prestação de serviço de excelência aos seus clientes."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.