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Como as franqueadoras divulgam seus modelos de negócio

Filomena Garcia

Colunista do UOL

29/09/2015 06h00

Um dos principais desafios que os franqueadores enfrentam hoje é entender qual é a maneira mais eficiente de divulgar a sua franquia como uma oportunidade de negócio para, assim, atrair os franqueados certos para a expansão da rede.

Para os futuros franqueados, também é interessante compreender o trabalho de divulgação das franqueadoras. Assim, é possível identificar as empresas mais estruturadas, que fazem um bom trabalho de comunicação e marketing, e também evitar algumas armadilhas.

Vamos falar de algumas ações que não podem ficar fora do planejamento de comunicação de qualquer marca que deseja ser escolhida pelos franqueados certos.

Porém, antes é preciso deixar claro que nenhum tipo de divulgação deve ser feita até que a franqueadora tenha feito formatado corretamente e testado o modelo de negócio que pretende replicar, além de planejar a expansão de forma a garantir a logística dos produtos e o suporte às futuras lojas.

Considerando que esta lição já foi concluída, chega a hora de se apresentar ao mercado e aos interessados em abrir um negócio de franquia.

Para dar início à divulgação, o primeiro passo é avaliar o próprio site da marca. Afinal, a página da empresa é o lugar onde os futuros franqueados buscarão as informações completas da franquia – por isso ela precisa ser atrativa, clara e objetiva.

Na home do site, é indicado que haja um botão que leve a uma página específica com informações sobre a franquia. E nesta página é recomendável que haja informações sobre o histórico da empresa, os diferenciais da franquia, os treinamentos e suportes oferecidos ao franqueado, a quantidade de lojas que já estão em funcionamento e sua localização.

Também é recomendável mostrar fotos dos produtos e das unidades, os números do negócio (investimento necessário para abertura de uma loja, as taxas cobradas, etc), além de um formulário para receber as inscrições dos interessados, é claro.

Essas informações e outros conteúdos que ajudem o futuro franqueado a conhecer melhor a empresa e seus planos devem ser divulgadas não apenas no site, mas também nas mídias sociais da empresa. Afinal, quem segue a franqueadora em qualquer rede social costuma ser um admirador da marca e pode se interessar em abrir uma franquia da rede.

O mesmo serve para os consumidores que frequentam as lojas. É comum que muitos franqueadores esqueçam de informar nos pontos de venda que aquela marca busca novos franqueados para sua expansão.

Ao deixar de falar sobre o modelo de franquia nas lojas, a empresa perde a oportunidade de se apresentar como uma oportunidade de negócio para seu principal público: os clientes e fãs que visitam suas unidades diariamente. E ela poderia fazer isso sem custo algum, apenas colocando “Seja um franqueado” no cantinho da vitrine ou um panfleto sobre franquias no balcão do caixa.

Aliás, é muito importante desenvolver panfletos ou folhetos impressos que possam que possam materializar o que é o negócio. Eles podem ser entregues nas lojas da rede ou mesmo depois de uma reunião com um futuro franqueado.

Normalmente, a decisão de comprar uma franquia passa por uma conversa em família ou com sócios. Poder ter à mão um material bem ilustrativo fará com que a franquia seja lembrada e facilmente identificada.

Também é essencial fazer a franquia ser conhecida em todas as regiões que estão nos planos de expansão da empresa. Contratar uma assessoria de imprensa, participar de feiras de negócio e, principalmente, divulgar sua marca em portais especializados em franchising são formas eficazes de divulgar o modelo de franquia para potenciais investidores e atrair interessados pela marca.

Por último, não podemos esquecer que uma das formas mais efetivas de chegar a um maior número de interessados com um custo relativamente baixo é a publicidade online. Anunciar em redes sociais e em sites de busca tem se tornado obrigatório para as franqueadoras que querem expandir suas redes.

E fazer isso de forma inteligente exige, cada vez mais, uma mão de obra especializada, capaz de engajar os futuros franqueados e reter a sua atenção para a comunicação da marca.