IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

UOL News Economia #1: Com opções que rendem mais, poupança ainda vale?

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/10/2021 04h01

Vale a pena guardar dinheiro na poupança em pleno 2021? Em um momento de profunda crise econômica no Brasil, é possível procurar outras opções de investimento? Dá para investir sem correr riscos? Essas e outras perguntas são respondidas no podcast UOL News Economia, que estreia nesta sexta (8). Na primeira temporada, o programa apresentado pelo repórter João José Oliveira traz dicas sobre investimentos. Serão oito episódios, sempre publicados às sextas-feiras.

Neste primeiro programa, Luciane Almeida, economista comportamental, educadora financeira e especialista em investimentos do Pagbank, fala sobre alternativas rentáveis e seguras para aqueles que desejam aplicar dinheiro em outros produtos. Confira a entrevista, na íntegra, no arquivo acima.

Para Luciane, a poupança não traz vantagens para o investidor. "A verdade é que não vale a pena continuar na caderneta. A rentabilidade dela é baseada na Selic, que está aumentando, mas outros investimentos também são beneficiados por essa alta. Enquanto a poupança hoje está rendendo 70% da Selic, os outros investimentos estão rendendo muito mais", afirma (ouça a partir de 1:40).

Como exemplos de alternativas, ela apresenta duas opções de baixo risco que são mais atrativas para aqueles que querem começar a investir sem ter preocupações. "O CDB-DI é um investimento de renda fixa com o qual a pessoa empresta dinheiro para o banco, e o banco combina uma rentabilidade para aquele período. O CDB-DI oferece rentabilidade todo dia, então não há a necessidade de a pessoa esperar uma data certa para ganhar. É importante observar que alguns CDBs têm carência, então precisa estar bastante atento a essa questão se você for precisar do recurso", diz (a partir de 3:57).

"E tem o Tesouro Selic, que é o título emitido pelo Tesouro Nacional, do governo federal. A pessoa nessa modalidade empresta dinheiro ao governo, e o governo também combina a rentabilidade até um vencimento. Essas duas modalidades são muito melhores do que a poupança e também oferecem segurança e rentabilidade diária", conclui (a partir de 4:28).

Luciane tranquiliza os investidores que se preocupam com a volatilidade do mercado, isto é, a oscilação de ativos para cima e para baixo. Segundo ela, só existe uma possibilidade de perda de dinheiro aplicado, seja no CDB-DI ou no Tesouro Nacional.

"O investidor só vai concretizar esse prejuízo se resgatar antes do combinado. Aí tem a possibilidade de perda. Por isso, é bastante importante, na escolha de um investimento, ter muito claro por qual prazo pode deixar esse dinheiro aplicado, qual é o objetivo para ele e sempre respeitar a tolerância ao risco", afirma (a partir de 8:16).

De acordo com ela, a melhor dica para os interessados em aumentar a renda é ser paciente e respeitar a conclusão do prazo estabelecido para o investimento. "O recomendado, principalmente em modalidades de renda fixa, que são aquelas que têm vencimento, é: deixe o dinheiro. Programe-se direitinho, se planeje e deixe. No vencimento, é o momento de avaliar de novo o mercado, as novas taxas, e aí novamente direcionar o dinheiro para as opções mais adequadas para o cenário", diz (a partir de 17:22).

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir UOL News Economia, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, na Amazon Music e no YouTube.