IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Rússia suspende importação de carne de dez frigoríficos brasileiros

Do UOL, em São Paulo

25/09/2013 17h23

A Rússia anunciou nesta quarta-feira (25) a suspensão temporária de compras de carne de dez frigoríficos brasileiros, a partir de 2 de outubro.

A suspensão atinge seis unidades da JBS, duas da Minerva e uma da Marfrig, todas voltadas ao processamento de carne bovina.

Além dessas empresas, também está incluída uma unidade de processamento de carne suína do frigorífico Pamplona.

A informação é do serviço veterinário e fitossanitário russo, que citou uma violação não especificada de regras.

A Rússia é um dos principais mercados para a carne brasileira. Antes do anúncio, esperava-se que o país ampliasse suas compras do Brasil, após Moscou banir importações da maior parte dos fornecedores dos Estados Unidos, Canadá e México, por temores relacionados a um aditivo de crescimento dos animais.

O embargo temporário, no entanto, dificilmente terá grande impacto nos negócios do Brasil ou das empresas, que informaram que irão redirecionar as vendas para a Rússia por unidades que ainda estão liberadas.

Minerva afirma que continuará exportando por meio de outras unidades

As unidades do Minerva suspensas estão situadas em Araguaína (TO) e Barretos (SP), disse a empresa, que seguirá exportando para a Rússia por meio de outros de seus frigoríficos.

"Adicionalmente, informamos que outras unidades da companhia no Brasil, Paraguai e Uruguai continuam habilitadas para exportar para a Rússia. Deste modo, adequamos as demandas russas para estas unidades, a fim de anular o efeito desta suspensão", disse a empresa em nota ao mercado.

Essa não é a primeira vez que os russos colocam restrições à carne brasileira, suspensões essas que costumam ser amenizadas pelas empresas por meio de exportações do produto de unidades liberadas, conforme anunciou o Minerva.

(Com Ag. Reuters)