IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Dólar opera em queda após divulgação de crescimento do PIB

Do UOL, em São Paulo

30/08/2013 09h36Atualizada em 30/08/2013 09h36

dólar comercial operava em forte queda de 0,43%, a R$ 2,36 na venda, por volta das 10h05 desta sexta-feira (30), após a divulgação dos dados de crescimento da economia brasileira.

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro avançou 1,5% no segundo trimestre em comparação com os primeiros três meses do ano, conforme divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Intervenções

Nesta sexta-feira, O Banco Central realizará um leilão de swap cambial tradicional --equivalente a venda de dólares no mercado futuro--, com as condições a serem divulgadas durante esta manhã.

Além disso, será feito um leilão de linha, no mercado à vista, com a venda de até US$ 1 bilhão em duas etapas, como parte de seu programa de intervenções diárias no mercado de câmbio até o final do ano.

Outro fator que pode trazer instabilidade para a cotação nesta sexta é o fechamento mensal da Ptax. A Ptax é uma taxa média, calculada pelo BC, que serve como referência para alguns contratos no mercado futuro.

CLIQUE NA IMAGEM E ENTENDA COMO FUNCIONA O MERCADO DE DÓLAR

Ação do BC

Os leilões que estão sendo realizados diariamente pelo Banco Central fazem parte de um plano de intervenção contínua, anunciado pelo BC na semana passada.

Além deles, o BC anunciou ainda, na terça-feira, que fará nos dias 16, 17 e 18 de setembro leilões de rolagem de 135.300 contratos de swap cambial tradicional (equivalentes à venda de dólares no futuro) com vencimento em 1º de outubro.

 Esse cronograma coincide com as datas da reunião do Federal Reserve, banco central norte-americano, marcada para 17 e 18 de setembro e na qual investidores acreditam que o banco central dos EUA poderá decidir reduzir suas compras mensais de títulos.

(Com Reuters)