IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bolsas da Ásia fecham sem tendência definida antes de dados dos EUA

Do UOL, em São Paulo

02/12/2013 08h18

As Bolsas da Ásia oscilaram pouco nesta segunda-feira (2) por causa da cautela dos investidores, que aguardavam dados dos Estados Unidos que devem ser divulgados ao longo da semana. Uma leitura positiva dos dados de crescimento da China ajudou a sustentar o otimismo dos investidores.

A atividade industrial da China manteve a tendência de crescimento em novembro, embora o ritmo de alta tenha sido ligeiramente menor do que no mês anterior. O Índice dos Gerentes de Compras (PMI) do HSBC ficou em 50,8, contra 50,9 em outubro.  Qualquer número acima de 50 indica expansão da atividade econômica.

Os investidores estavam preocupados, no entanto, com dados dos EUA que serão divulgados ainda nesta semana, como o relatório de empregos na sexta-feira (6). A preocupação é que o Federal Reserve, o banco central norte-americano, possa reconsiderar seu plano de estímulos econômicos se a recuperação dos Estados Unidos se estabilizar.

O índice japonês Nikkei fechou praticamente estável, com leve queda de 0,04%, depois de ter acumulado ganhos de 9,3% no mês de novembro.  A Bolsa de Xangai fechou em queda de 0,59%; Seul perdeu 0,69%; e Sydney recuou 0,76%.

A Bolsa de Taiwan fechou quase estável, com leve alta de 0,09%. Hong Kong subiu 0,66%, e Cingapura avançou 0,39%.  (Com Reuters)