Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Ex-baterista da Legião Urbana cria marca de cachaça artesanal orgânica

Afonso Ferreira

Do UOL, em São Paulo

16/05/2014 00h00

Após atrair multidões em seus shows nos tempos da Legião Urbana, o ex-baterista da banda, Marcelo Bonfá, 49, agora tenta conquistar fãs no mundo dos negócios. Em abril, o músico lançou a própria marca de cachaça artesanal orgânica, a Perfeição.

A empresa, que fica na fazenda de Bonfá em Santo Antônio do Rio Grande (MG), tem capacidade para produzir 4.000 litros de cachaça por ano. A produção é dividida em dois tipos: a pura (43% teor alcoólico), vendida ao consumidor por R$ 180 a garrafa de 750 ml, e a envelhecida em barris de carvalho (45%), que custa R$ 198.

O músico, no entanto, não revela a expectativa de faturamento do negócio. “O produto ainda é muito novo e precisamos ver qual será a aceitação dele no mercado. Gostaríamos, claro, de vender toda a produção”, diz.

Bonfá diz ter investido cerca de R$ 200 mil na compra de equipamentos. Entre a montagem da fábrica e o lançamento de sua cachaça artesanal, mais de três anos se passaram.

O longo período foi usado para conseguir as autorizações necessárias e para envelhecer a bebida (por três anos, no caso do tipo mais caro). Foi preciso também fazer um curso de mestre alambiqueiro e conquistar uma certificação de produto orgânico (sem uso de agrotóxicos na produção da cana).

Divulgação de cachaça 'rock' durante turnê

Em busca de um espaço entre as cachaças especiais, Bonfá investiu em uma garrafa semelhante à de espumantes e no logotipo inspirado no rock, com uma caveira em chamas. “Esta é uma cachaça rock 'n’ roll e a proposta é fazer com que as pessoas a enxerguem como uma bebida nobre”, diz.

Líder da banda Marcelo Bonfá e os Corações Perfeitos, ele aproveita as viagens do grupo para fazer a divulgação do produto. Além de fazer degustações e testes cegos da bebida.

Até o momento, sua cachaça é oferecida em restaurantes do Rio de Janeiro --Duo, Bottega Del Vino e Org Bistrô--, e nas distribuidoras Solution, em São Paulo, e Savana, em Belo Horizonte. Também é possível pedir pelo site da empresa. 

Consumo de cachaça está em queda no Brasil

O consumo da cachaça no mercado nacional de bebidas alcoólicas está em queda devido à concorrência de outros destilados, como vodca e uísque. Segundo o Ibrac (Instituto Brasileiro da Cachaça), o mercado recuou 5,5% no último ano. No entanto, há espaço para cachaças especiais.

“Enquanto cai o consumo de cachaças industrializadas e mais baratas, notamos uma alta, em menor proporção, na venda da bebida mais cara e artesanal. Isso demonstra que, para ficar no mercado, as empresas precisam investir em um produto mais sofisticado”, afirma.

Adalberto Viviani, diretor da consultoria especializada no mercado de bebidas Concept, afirma que é preciso combater a visão de que cachaça é um produto de baixo valor.

Para mudar essa imagem, ele sugere que os fabricantes invistam tanto na qualidade de seus produtos como em garrafas atrativas. “Existe muito produto nobre, mas de embalagem pobre. Como a bebida será valorizada pelo consumidor se a empresa não a valoriza?”, considera.

Onde encontrar:

Cachaça Perfeição: www.cachacaperfeicao.com.br