IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Sebrae: 39% abrem empresa sem saber de quanto dinheiro precisam

Do UOL, em São Paulo

04/08/2014 17h00

Um levantamento do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) divulgado nesta segunda-feira (4) mostra que 39% dos empresários abriram seu negócio sem saber de quanto dinheiro precisavam para o capital de giro.

Outros 38% não sabiam quantos concorrentes teriam e 46% não estimavam quantos clientes poderiam ter e disseram não conhecer seus hábitos. 

O estudo ouviu responsáveis por 1.846 empresas paulistas com registro de abertura entre 2007 e 2011 para investigar os motivos de sucesso e fracasso de empresas nos primeiros cinco anos de vida.

De acordo com o levantamento, mais da metade dos empresários não fez um plano de negócios antes da abertura da empresa(55%) --o documento prevê todos os detalhes financeiros e de gestão da empresa. E seis a cada dez entrevistados afirmou que não procurou ajuda de pessoas ou instituições para a abertura de sua empresa.

“Eles praticamente abrem uma empresa no escuro, sem o conhecimento básico necessário para entrar no mercado. Isso diminui as chances de a empresa sobreviver”, afirma o diretor técnico do Sebrae-SP, Ivan Hussni.

Falta de planejamento e de preparo são erros comuns

Ainda segundo o levantamento, 82% das empresas que fecharam suas portas em menos de cinco anos foram planejadas por, no máximo, seis meses. Entre as que continuam em atividade, o tempo de planejamento de 69% foi de até seis meses e 31% levou mais que um semestre para abrir o próprio negócio.

A falta de experiência no ramo também é mais comum entre os empresários que tiveram de fechar o negócio (42%) que entre os que seguem na atividade (28%).

Para 19% dos empresários cujo negócio fracassou, o principal motivo foi a falta de capital ou de lucro. Outros 9% afirmaram que não tinham clientes suficientes. 

Dentre os que encerraram as atividades do seu negócio, 54% disseram ter perdido todo o dinheiro investido ou parte dela. O valor médio perdido foi de R$ 57,5 mil, segundo os empresários.