Vietnamita 'rei das unhas' nos EUA abre franquia em Natal (RN)
O vietnamita Charlie Ton, 39, imigrou para os EUA ainda adolescente e não imaginava que viraria o "rei das unhas" no país. Ele é dono da Regal Nails, rede de franquias de serviço rápido de manicure que tem mais de mil unidades em EUA, Canadá, Porto Rico e Austrália, e acaba de inaugurar sua primeira unidade no Brasil, em Natal (RN), sob a marca Real Spa.
O Real Spa é uma parceria da Regal Nails com a franquia carioca Spa das Sobrancelhas e oferece os serviços das duas marcas. A rede ainda não divulga os custos de abertura da franquia, mas busca interessados em investir na marca no Brasil. Com a expansão do negócio no país, onde a meta é abrir 600 unidades nos próximos três anos, Ton espera chegar a 2.200 unidades no mundo.
Para concorrer com os inúmeros salões de beleza e "nail bares" (misto de bar e manicure) brasileiros, Ton aposta em técnica, produtos e equipamentos inovadores. “Quando pesquisei o mercado, vi que o negócio de unhas no Brasil evolui muito devagar. Com a nossa técnica, oferecemos um serviço expresso, e é isso que estamos trazendo para o país”, diz.
A técnica, que promete pintar unhas sem precisar limpar o esmalte em volta, é ensinada às manicures em um treinamento que dura 10 dias. Os esmaltes utilizados são importados dos EUA.
Modelo de negócio usou movimento do Walmart para crescer
A Regal Nails foi fundada em 1997 e, atualmente, realiza mais de um milhão de atendimentos por mês apenas nas unidades dos EUA. Mas o sucesso não veio sem dificuldades.
Ton foi mandando para os EUA aos 14 anos pela própria mãe, que queria que o filho procurasse melhores oportunidades em outro país. Lá, ele se formou em engenheira química e se casou com a dona de um salão de beleza.
Com o objetivo muito claro de enriquecer rapidamente e ajudar sua família –tanto a que construiu nos EUA como a que deixou no Vietnã– ele resolveu investir no negócio. Analisou o mercado e concluiu que o ponto comercial em um local de grande fluxo de pessoas era determinante para o sucesso.
O local ideal, para Ton, era nas unidades do Walmart. “No começo, eles não queriam, foi difícil. Mas acabaram me deixando instalar a loja em um espaço que havia ficado vazio.” Foi assim que o negócio começou. Hoje, Ton possui também uma empresa que fornece materiais --de produtos a móveis-- para salões de beleza.
Ton diz que ter paixão pelo o que faz é fundamental para fazer a empresa crescer. E dá dicas para empreendedores. “Deixe a mente aberta para novas técnicas e produtos. Eduque-se, leia livros, busque conhecimento e o compartilhe com a sua equipe. Mas não deixe de lado a execução, faça acontecer”, declara.
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