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Engenheiro empresta limusines a ex-BBBs para divulgar locadora de luxo

Larissa Coldibeli

Do UOL, em São Paulo

10/08/2015 06h00

Emprestar limusines a famosos, como os apresentadores César Filho e Carlos Alberto de Nóbrega e ex-BBBs, rendeu ao engenheiro Thiago Gomes Shinzato, 33, a divulgação que precisava para fazer sua empresa de locação de veículos de luxo crescer. Essas ações foram aliadas à participação em feiras de festas e noivas.

Shinzato criou a Paris Vegas em 2013, com R$ 450 mil e apenas um veículo. Hoje, após deixar a engenharia, possui uma frota de 12 limusines, superando largamente o plano de negócios, que previa apenas dois veículos no segundo ano da empresa. O faturamento mensal varia de R$ 120 mil a R$ 150 mil, segundo o empresário. O lucro não foi divulgado. 

A ideia do negócio surgiu quando ele voltou de uma viagem de estudos nos EUA, onde o aluguel de limusines é comum. Para se diferenciar no mercado, ele investiu em um carro com recursos tecnológicos, como sistemas de iluminação, áudio, vídeo e até videogame, além de bar, inspirado no que viu no exterior. 

“Quando voltei para o Brasil, quis surpreender uma garota e pedi-la em namoro em uma limusine. Pesquisei as opções que tinha e vi que era tudo muito amador, desde o atendimento telefônico até pedidos de orçamento por e-mail que ficavam sem resposta. Isso me motivou a abrir o negócio”, declara.

Foco agora é no mercado corporativo

Já consolidada no mercado de festas e eventos, a empresa agora foca no mercado corporativo. O objetivo é realizar ações de divulgação de marcas e produtos, de relacionamento com clientes e até treinamento de equipes dentro de limusines. 

Para isso, eles participaram da Brazil Promotion, feira de marketing promocional realizada de 4 a 6 de agosto em São Paulo. As limusines podem ser personalizadas para as empresas e o preço parte de R$ 15 mil (a diária). Shinzato diz que o aluguel corporativo já corresponde a 40% do faturamento total, enquanto o resto, 60%, vem de festas. A meta, segundo ele, é inverter esses números. 

Segundo Shinzato, uma limusine pode levar até nove meses para ficar pronta. É necessário comprar um carro, que será estendido e equipado, com investimento que varia de R$ 250 mil a R$ 400 mil (só de personalização, fora o preço do veículo). O aluguel para pessoas físicas custa de R$ 1.500 (limusine simples, por duas horas) a R$ 12 mil (uma diária de limusine top).

Além das limusines, a empresa também aluga veículos antigos, de luxo, conversíveis e motos, com uma frota total que passa de 60 veículos. O crescimento da frota foi possível com a compra de um concorrente no início do ano, que trouxe também um ponto de venda para a empresa na rua São Caetano, em São Paulo, conhecida como rua das noivas. 

Crescer muito rápido é risco, diz consultor

Para Adriano Augusto Campos, consultor do Sebrae-SP (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa de São Paulo), o empresário conseguiu enxergar a versatilidade do seu negócio e acerta ao diversificar sua atuação, focando também no segmento corporativo. “No entanto, é importante manter a identidade da empresa, para não confundir clientes antigos”, diz.

Ele diz que, quando a empresa cresce rápido demais, o empresário precisa ficar ainda mais atento à gestão. “Ele não pode se acomodar porque está fazendo sucesso, porque essa fórmula provavelmente não vai funcionar para sempre. É importante estar atento às inovações do setor e aos hábitos das novas gerações”, afirma.

Segundo o consultor, ter um marketing forte desde a chegada da empresa ao mercado é outro ponto positivo. “Muitas empresas deixam para se preocupar com isso quando o negócio já estiver acontecendo, o que é um erro. Mais do que uma empresa de transporte, essa é uma empresa de experiências. É importante se mostrar para o consumidor. Investir em fotos, vídeos, divulgação é fundamental.”

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