IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Poluição visual afasta cliente de loja virtual, mostra reality show

Do UOL, em São Paulo

22/08/2015 06h00

Com uma loja virtual cheia de cores berrantes, mas que dava pouco destaque aos produtos, o empresário Alcyr da Silva Ferreira Neto, 35, dono do Empório do Lazer, nunca viu a operação dar lucro. Adequar a comunicação da página ao seu público-alvo foi o desafio do quinto episódio do reality show de negócios Impulso Digital, idealizado pelo UOL E-commerce.

Fotos amadoras, muitos banners, logotipo da empresa pequeno e ilegível eram alguns dos erros cometidos pelo empresário em seu site. Segundo Luciana Terceiro, gerente de concepção, interface e produtos do UOL, é necessário avaliar qual imagem a empresa quer passar para seu público, que, no caso do Empório do Lazer, é das classes A e B.

“A sensação que dá é que é a 25 de Março, e eu acredito que você quer passar outra impressão para o pessoal que tem varanda gourmet, não é?”, diz a especialista.

Site e logotipo mais simples não confundem o consumidor

Seguindo as orientações de Eduardo Delfino, CEO da Peras Ideias, parceira de tecnologia do UOL Host, os produtos passaram a ser expostos em toda a largura da página. O rodapé foi aproveitado para informações de contato e formas de pagamento, além de exibir o selo de segurança do site.

“É uma informação importante porque atesta que o site é seguro e as informações do cliente não serão roubadas”, diz Roberto Muricy, analista de negócios sênior do UOL Host.

Uma página específica para promoções também foi criada e deve ajudar a desencalhar produtos parados no estoque. O logotipo da empresa foi reformulado para uma versão mais simples, mais clara, que explica rapidamente o que a empresa faz.

O empresário investiu ainda em um fotógrafo profissional. “A maioria dos usuários brasileiros ainda são muito visuais, a gente lê pouca descrição, então, as fotos têm que ter apelo visual”, diz In Hsieh, mentor do Impulso Digital.

O que é o reality?

O Impulso Digital é um reality show online idealizado pelo UOL E-commerce que mostra o dia a dia e os desafios de gerenciar um e-commerce. O personagem principal do programa é o empresário Alcyr da Silva Ferreira Neto, 35, dono uma loja física e de um site de artigos para churrasco e festas.

Ao todo, o reality terá duração de dez meses, com a publicação de novos episódios e vídeos explicativos no site (http://zip.net/blrwGc, link encurtado) e no canal do YouTube (http://zip.net/blq694, link encurtado). A cada mês, um tema diferente é abordado. No próximo episódio, a empresa passará por uma reformulação.

Além dos vídeos, também serão disponibilizadas no site do programa apostilas, planilhas e apresentações sobre os temas tratados a cada semana.