Consultor aponta os 10 maiores erros de quem investe em ações
Ter pressa para ganhar dinheiro, vender quando o mercado está em queda ou comprar quando a Bolsa está em alta são alguns dos principais erros de quem começa a investir no mercado de ações, afirma o analista-chefe da Walpires Corretora, Leandro Martins.
O economista é responsável pelas recomendações de investimento da corretora, cuja carteira rendeu 29,34% até 31 de outubro. No mesmo período, o desempenho do Índice Bovespa foi de 6,06%.
Para ele, quem investe na Bolsa sem estar preparado age como a pessoa que fica olhando todo mundo se divertir na festa e só decide entrar às 5 da manhã. "Chega no fim da festa e ainda vai pagar a conta", diz.
Martins recomenda que antes de colocar dinheiro na renda variável, o investidor deve se informar sobre o funcionamento do mercado de ações, utilizando-se de simuladores para entender o sobe-e-desce da Bolsa.
O UOL oferece o simulador UOL Invest, uma parceria com a BMF Bovespa que permite ao participante aprender e concorrer a prêmios.
Investimento inicial deve ser mínimo
O segundo passo é começar a aplicar pouquíssimo dinheiro – "1% da renda disponível para investimentos, no máximo", para sentir como é perder e ganhar. "O aumento da exposição à renda variável deve ser gradual", diz.
Deve, também, estabelecer um limite de perda e de ganho para comprar e vender as ações, obedecendo a esse limite com disciplina.
Para estabelecer esse limite, é necessário aprender a analisar ações. O modelo sugerido por Martins é a análise gráfica, ou técnica, de ações, na qual é especialista. Esse tipo de análise verifica, por meio de gráficos, quais os momentos mais adequados para vender e comprar os papéis.
Outro meio de avaliar as ações é a análise fundamentalista, que estuda os balanços das empresas e seus fundamentos econômicos.
Veja, a seguir, os 10 principais erros do investidor em ações na opinião do especialista:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.