IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Associação Proteste lança guia para noivos planejarem gastos com casamento

Reinaldo Canato/UOL
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Do UOL, em São Paulo

05/05/2015 12h48

A associação de consumidores Proteste criou a cartilha virtual "Guia do Casamento" para ajudar noivos e noivas a planejar com antecedência a união. São 50 páginas com dicas que vão desde a elaboração do orçamento até providências como chá de panela, lista de presentes e o vestido de noiva.

O download da publicação é grátis e pode ser feito no link http://zip.net/bdrcgS.
 
Segundo Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste, o primeiro passo é estabelecer um orçamento que caiba no bolso do casal. Se já houver algum dinheiro guardado, será possível marcar a cerimônia para uma data mais próxima. Caso contrário, é aconselhável adiar o casamento até que as economias cubram a maior parte das despesas. 
 
De acordo com o guia, o ideal é iniciar os preparativos do casamento cerca de um ano e meio antes. Como todos os valores envolvidos são altos, mais tempo para organizar significa um período maior para pagar as contas. A maioria dos serviços contratados deve ser quitada antes da data do casamento.
 
Depois de definir o orçamento, os noivos precisam listar tudo que será necessário, como convites, alianças, local para recepção, contratação da igreja, do bufê, compra do vestido, onde irão passar a lua de mel, quem serão os convidados.
 
Antes de contratar os serviços deve-se verificar nos órgãos de defesa do consumidor se há queixas fundamentadas contra as empresas para evitar transtornos.
 
Os responsáveis por todas as atividades contratadas, como uso do templo religioso, ornamentação de flores, música, cerimônia, bufê, salão de festas, fotografia, filmagem, maquiagem e sonorização devem fazer contratos discriminando detalhadamente os serviços.