Existem 'regras de ouro' na hora de investir? Veja 4 dicas básicas
Quer aprender a investir melhor? Conheça 4 "regrinhas de ouro" no momento de montar sua carteira de investimentos. Diversificar é uma delas, segundo a planejadora financeira Keylla Santos, no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL.
Essa matéria é um trecho do terceiro aulão da série sobre o universo das finanças comportamentais, para ajudar os investidores a usar as emoções a seu favor e tomar decisões mais inteligentes e rentáveis. São três lives ao vivo, e assinantes podem rever as aulas quantas vezes quiserem. Veja o primeiro, o segundo e o terceiro aulão completos.
Assista ao aulão no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, todas as quintas-feiras, das 16h às 16h40. Assine aqui e participe!
A última série do Papo com Especialista foi sobre como sair das dívidas para começar a investir. Para saber mais, acesse "Depois de sair das dívidas, como investir para realizar seus sonhos?".
4 regrinhas de ouro na hora de investir
1) Não coloque todos os ovos na mesma cesta
Distribua seus investimentos em diferentes classes de ativos, porque, assim, é possível reduzir o risco. Essa regrinha pode diluir a perda de um ativo específico, pois outros ativos podem compensar esse prejuízo. Assim, você também não fica refém de uma única estratégia ou tese de investimentos.
É importante distribuir os investimentos em diferentes classes de ativos. Se você colocar tudo em uma única opção, se este investimento tiver uma queda, parte do seu patrimônio pode ir embora ali. A diversificação é para diluir o risco.
Keylla Santos
2) Pense a longo prazo e ignore flutuações de curto prazo
No curto prazo, as flutuações são frequentes. Mas, no longo prazo, historicamente, os resultados tendem a se estabilizar e obter retornos crescentes e positivos. Isso também é um bom atalho para evitar reações impulsivas a movimentos de curto prazo no mercado.
Existe uma possibilidade de ter retornos crescentes, quando você pensa a política de seus investimentos para o longo prazo. Portanto, tome suas decisões com base no longo prazo, principalmente quando se fala em plano de aposentadoria.
Keylla Santos
3) Invista no que você conhece
É fundamental investir nos mercados que você tenha certa experiência ou que você já conheça. Esta heurística pode ajudar os investidores a ter vantagens ao investir em empresas ou setores que entendem bem. Se houver algum produto complexo, estude um pouco mais, busque informações sobre ele.
Isso pode ajudar a evitar investimentos impulsivos, baseados em especulações ou simplesmente seguindo a manada ou a pressão social para não ficar de fora.
Keylla Santos
4) Automatize seus investimentos
Cadastre uma transferência automática na sua conta bancária para a corretora. Defina um valor e já cadastre essa transferência mensal. "Depois, você terá que entrar na corretora para fazer seus investimentos. Mas essa automatização vai permitir que os investimentos aconteçam de forma regular", diz. Na previdência privada, há as contribuições automáticas.
Essa heurística pode ser muito eficiente porque vai garantir um comprometimento consistente com o processo de investimento, principalmente para o longo do tempo. E você vai ficar menos na mão dessas flutuações do mercado ou das mudanças de cenário.
Keylla Santos
É importante falar que, embora as heurísticas possam ser eficientes em algumas situações, elas também podem levar a erros, especialmente quando elas são aplicadas de forma inadequada a situações complexas ou desconhecidas.
Quer saber como economizar e investir, além do que está acontecendo na economia? Conheça e siga o novo canal do UOL "Economize e Invista" no WhatsApp.
Aulão: Entenda suas emoções para investir melhor seu dinheiro
Não adianta só entender como funciona cada tipo de investimento. Para investir bem, você precisa entender o seu perfil e como suas emoções podem ajudar ou atrapalhar nas escolhas que você faz com seu dinheiro. Pensando nisso, o UOL preparou uma série de três lives para falar sobre o universo das finanças comportamentais, para ajudar os investidores a usar as emoções a seu favor e tomar decisões mais inteligentes e rentáveis.
A primeira live mostra que, no momento de fazer escolhas dos investimentos, não são só questões racionais que interferem. Há as influências e os erros na forma de perceber as informações. O segundo aulão mostra como sua mentalidade te atrapalha na hora de escolher os melhores investimentos. O terceiro fala sobre como lidar com suas emoções para tomar decisões mais inteligentes e rentáveis nos investimentos.
Assista ao aulão no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, todas as quintas-feiras, das 16h às 16h40. Assine aqui e participe!
A última série do Papo com Especialista foi sobre Como sair das dívidas e ter mais dinheiro para investir e realizar sonhos. Para saber mais, acesse este link.
Quer investir melhor? Receba dicas no seu email
Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido? O UOL tem uma newsletter diária gratuita que o ajuda nesse objetivo. Assine o Por Dentro da Bolsa aqui. Você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pela equipe do PagBank Investimentos para aprender a investir melhor.
Você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor o seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui. UOL Investimentos ainda tem diversos conteúdos diários que te ajudam a lidar melhor com seu dinheiro.
Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.
Deixe seu comentário