IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Lucro da Ambev cresce 8,4% em 2014, para R$ 12,36 bi; venda de cerveja sobe

Do UOL, em São Paulo

26/02/2015 08h13Atualizada em 26/02/2015 12h43

O lucro líquido da Ambev (ABEV3) atingiu R$ 12,362 bilhões em 2014, o que representa uma alta de 8,4% em relação a 2013, segundo dados divulgados pela companhia nesta quinta-feira (26).

O faturamento da empresa aumentou quase no mesmo ritmo, subindo 8,6%, para R$ 38,079 bilhões no ano passado.

O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) subiu 3,7% em 2014, para R$ 18,186 bilhões.

Só no quarto trimestre, o lucro líquido da empresa caiu 2,2% em relação ao mesmo período de 2013, para R$ 4,659 bilhões. Na mesma comparação, a receita subiu 9,9%, para R$ 12,23 bilhões.

Venda de cerveja aumenta 

O volume de cervejas vendidas no país voltou a crescer no quarto trimestre, o que ajudou a companhia a registrar um resultado operacional acima das estimativas no período. 

Após recuar no terceiro trimestre, o volume de cervejas vendidas no Brasil, seu principal mercado, subiu 1,5% entre outubro e dezembro ante igual etapa do ano anterior.

Mais receita em 2015 com cervejas premium+

Em comunicado, a Ambev afirmou que seu plano de investimentos no Brasil em 2015 ficará igual ou inferior ao de 2014, quando somou R$ 3,1 bilhões no país.

"Particularmente no Brasil, apesar de ambiente macroeconômico ainda desafiador, seguimos confiantes com nossa estratégia comercial", disse a companhia.

Uma das alavancas para o crescimento da receita no Brasil deverá ser a aposta em cervejas premium, disse a Ambev. Segundo a companhia, o volume nesse segmento cresceu quase 20% no ano passado.

"Premium agora representa aproximadamente 8% de nosso volume e estamos confiantes que continuará a crescer bem acima da média da indústria", disse a companhia.

A Ambev também pontuou nos resultados ter começado a capturar oportunidades de volume em áreas em que sua participação de mercado era historicamente baixa.

"Lançada em 2013, Brahma 0,0% é agora a marca líder no mercado de cervejas não-alcoólicas e já representa cerca de 1% do nosso volume total de cerveja no Brasil", completou.

(Com Reuters)