IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo 'jamais' vetará reajuste da Petrobras, como fez FHC, diz ministro

 O ministro das Comunicações, Fábio Faria - MATEUS BONOMI/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO
O ministro das Comunicações, Fábio Faria Imagem: MATEUS BONOMI/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

22/02/2021 11h49Atualizada em 22/02/2021 12h05

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou que o governo Jair Bolsonaro (sem partido) "jamais" fará uma intervenção na Petrobras como fez o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

No Twitter, o ministro compartilhou uma reportagem da "Folha de S.Paulo" de 16 de fevereiro de 2002, cujo título diz: "FHC desautoriza Petrobras e veta aumento da gasolina".

"Tenham certeza de que jamais faremos o que FHC fez", escreveu Faria ao postar a reportagem.

De acordo com o texto, FHC desautorizou um aumento de 2,2% no preço da gasolina nas refinarias anunciado pela Petrobras. O reajuste seria o primeiro após a empresa ter reduzido o preço do combustível em 25% um mês e meio antes.

No sábado (20), Faria já havia dito que o governo é "100% liberal na economia" e que "jamais" interviria em preços.

"O governo Jair Bolsonaro é 100% liberal na economia, como já demonstrou desde 1º de janeiro de 2019. O governo jamais irá intervir em preços e acredita no livre mercado. O que existia era uma total falta de afinidade entre o PR [Presidente da República] e o Castello [Roberto Castello Branco, presidente da Petrobras] e a troca foi um fato isolado", escreveu no Twitter.

Bolsonaro já impediu aumento do diesel

Apesar de o ministro afirmar que o atual o governo jamais faria uma intervenção como esta, Bolsonaro já desautorizou um aumento de preço do diesel nos primeiros meses de mandato.

Em abril de 2019, Bolsonaro ligou para o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, e impediu a empresa de aumentar em 5,7% o preço do combustível.

Após as críticas e a queda das ações da Petrobras, o ministro da Economia, Paulo Guedes, colocou panos quentes e disse que Bolsonaro havia entendido como funciona a formação de preços do diesel.

Agora, o governo é criticado novamente por uma suposta intervenção na Petrobras, após Bolsonaro anunciar a indicação do general Joaquim Silva e Luna para o comando da empresa, em substituição a Castello Branco.

PSDB ironiza fala de Guedes

Após a postagem de Faria, o perfil oficial do PSDB no Twitter fez uma publicação ironizando uma fala do ministro Paulo Guedes.

Em uma montagem com fotos de Guedes, a publicação traz duas manchetes: uma do jornal "Valor Econômico" em que o ministro diz que, se fizesse "muita besteira", o dólar poderia ir a R$ 5, e outra de hoje do UOL Economia que diz que a moeda norte-americana era cotada acima de R$ 5.

"Por falar em intervenção na Petrobras...", escreveu o PSDB na postagem.