IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cuidar de quem cuida faz da Seguros Unimed um lugar incrível para trabalhar

Carol Castro

Do UOL, em São Paulo

26/08/2021 01h01

As milhares de mortes e de atendimentos de casos durante a pandemia mexeu com o psicológico dos profissionais da área de saúde. E não foi diferente com os mais de 1,4 mil colaboradores da Seguros Unimed. "Tivemos vários casos em que o colaborador passava a noite inteira tentando fazer a remoção de um paciente. Este contexto nos trouxe questionamentos e a obrigação de prestar suporte", explica Helton Freitas, presidente da Seguros Unimed.

A empresa também ouve seus funcionários por meio de pesquisas de clima, como a FIA Employee Experience (FEEx), que a sagrou campeã entre os "Lugares Incríveis para Trabalhar" - considerando as empresas de médio porte. O estudo foi realizado entre fevereiro e junho de 2021 com mais de 180 mil funcionários de 380 empresas brasileiras. A Seguros Unimed terminou com um iFEEx (nota média principal) de 88,4.

Seguros Unimed - Eric Fiori/UOL - Eric Fiori/UOL
Imagem: Eric Fiori/UOL

"A partir dos resultados de pesquisas como a FEEx, identificamos o que podemos fazer para trazer novos olhares para a empresa", conta Ana Célia Gonzalez, gerente de desenvolvimento de pessoas e sustentabilidade. A Seguros Unimed também levou o prêmio de "Mais Incrível em Educação Corporativa".

O destaque é fruto direto o plano de desenvolvimento corporativo que a empresa mantém. A equipe de Gonzales faz um diagnóstico de treinamento, identificando as principais necessidades para desenvolvimento dos colaboradores com base na pesquisa de clima, na avaliação de desempenho e na visão estratégica da empresa.

Com os dados sobre cada funcionário em mãos, os gestores indicam que temas precisam ser trabalhados em suas equipes. Também baseados nesta coleta de informações, a empresa disponibiliza aos colaboradores uma série de recursos para contribuir com o aprendizado, de maneira inclusiva, conforme o momento de carreira e interesses de cada indivíduo. São quatro trilhas de formação com programas distintos e estruturados: corporativo, autodesenvolvimento, liderança e comercial.

Em um evento anual com a diretoria e a presença de todos os colaboradores, a Seguros Unimed homenageia e valoriza os formandos do Programa Aprender+, que oferece subsídio de 25% ou 50% para atividades de desenvolvimento, de acordo com a área de atuação. São contemplados no programa cursos de graduação, pós-graduação, MBA, mestrado, doutorado e cursos de extensão a partir de 60 horas de duração.

Cuidado redobrado na pandemia

A empresa é o grupo segurador e braço financeiro do sistema de cooperativas médicas Unimed, presente em 84% do território nacional. Com uma trajetória de 31 anos no mercado, a companhia atende 6 milhões de segurados nos segmentos de saúde, odontologia, vida, previdência (aberta e fechada) e nos chamados ramos elementares (com seguros patrimoniais e de responsabilidade civil médica). Desde 2019, atua também na gestão de recursos financeiros para o sistema cooperativo, com a criação da InvestCoop Asset Management.

Diante dos infortúnios da pandemia, a empresa criou uma plataforma de saúde emocional para colaboradores e seus dependentes, além de um teleatendimento. Aos profissionais mais atuantes na linha de frente, a Seguros Unimed criou programas específicos de suporte emocional, principalmente nas cidades em que a situação ficou mais crítica, caso de Manaus. Todos esses benefícios eram disponibilizados aos clientes - e se estendiam aos funcionários.

"Nós também fizemos programas para lidar com luto, com rodas de conversas para trabalhar o medo causado pela morte e a ansiedade", explica Gonzalez. "Cuidar das pessoas está na nossa essência. E esse cuidado genuíno começa dentro da nossa casa. É assim que tratamos das nossas pessoas e transformamos o nosso ambiente de trabalho", completa Freitas.

Na tentativa de amenizar as dores do isolamento e a solidão do home office, a Seguros Unimed criou um evento semanal de lives. "Investimos ainda na capacitação das lideranças para a gestão a distância e implementamos a #sextoulive, para abordar temas de saúde (física e mental), atualizar os colaboradores sobre as nossas ações de enfrentamento à crise e promover sinergia entre os times, mesmo de maneira remota", conta Freitas.

Além dessas apostas, a empresa também estruturou grupos de saúde e bem-estar no WhatsApp com os colaboradores para dar respostas rápidas a eles. "Houve apoio mútuo entre as equipes de saúde que já estavam aptas a atender clientes. Nestes grupos, o colaborador podia falar sobre sintomas e tirar dúvidas de maneira ágil e bem orientada", explica Freitas.

Helton Freitas, presidente da Seguros Unimed - Acervo pessoal - Acervo pessoal
A Seguros Unimed não demitiu ninguém durante a pandemia de Covid-19. "A companhia seguiu transmitindo credibilidade e segurança", explica o presidente Helton Freitas.
Imagem: Acervo pessoal

Outro ponto importante foi a segurança da manutenção dos empregos - a Seguros Unimed não demitiu ninguém desde o início da pandemia. "Fizemos um esforço e avisamos que ninguém seria demitido por causa da pandemia. Nem mesmo copeiras, motoristas e outros profissionais que não tinham atividade sem o trabalho presencial", relata Freitas. "Isso passa uma mensagem muito forte, em um momento em que se perguntavam como seria o dia de amanhã, com muitos parentes demitidos: a companhia seguiu transmitindo credibilidade e segurança."

Atenta aos colaboradores

Desde 2018, a área de pessoas da Seguros Unimed incentiva funcionários a deixaram elogios e críticas na plataforma GlassDoor. O site permite que os atuais e antigos colaboradores deixem comentários de forma anônima, e oferece à empresa um panorama geral de sua atividade, coletando de elogios a pontos a melhorar. Pelo LinkedIn, as equipes da central de relacionamento e do marketing digital também monitoram, com a ferramenta Torabit, oportunidades de interação com os colaboradores, levando os laços afetivos com a empresa para os canais externos.

Um dos insights tirados desses monitoramentos, por exemplo, foi a inserção de mais jovens no quadro da empresa. Há espaço, também, para ideias mais simples, como sugestões de atividades durante a fase de integração do funcionário na empresa.

Quer ver sua empresa entre as vencedoras do LIPT 2022? As inscrições estarão abertas no site FIA Employee Experience - FEEx em setembro de 2021.

O Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar (LIPT) é uma iniciativa do UOL e da Fundação Instituto de Administração (FIA) que destaca as empresas brasileiras com os mais altos níveis de satisfação entre os colaboradores a partir da pesquisa FIA Employee Experience (FEEx). O levantamento mede o ambiente de trabalho, a cultura organizacional, a atuação da liderança e a satisfação com os serviços de RH.