IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Diante de tanta opção, que critério usar para escolher a franquia ideal?

Filomena Garcia

Colunista do UOL, em São Paulo

18/06/2013 06h00

O empreendedor que tem interesse em investir numa franquia provavelmente recebeu muitas informações sobre o assunto nos últimos dias. Como São Paulo sediou, na semana passada, a maior feira de franquias do mundo, muita gente falou sobre o tema e milhares de pessoas tiveram a chance de conhecer melhor os modelos de negócio do setor.

Mas agora, com bastante informação nas mãos e diante de tantas opções no mercado, que critérios o empreendedor deve usar para escolher o modelo de franquia que mais combina com seus sonhos e sua capacidade de investimento? Que passos seguir para tomar a melhor decisão possível?

Bem, o primeiro passo é acabar com os mitos. Um dos mitos mais comuns é aquele que diz que é melhor escolher uma franquia já consolidada do que uma marca estrangeira ou uma nova rede. Mas isso não é necessariamente verdade. A escolha vai depender apenas dos seus objetivos.

Você quer ter apenas uma unidade franqueada ou pretende comprar mais lojas lá adiante? Quer ter uma franquia numa região em que várias redes já estão presentes ou prefere desbravar uma cidade pequena, onde ainda há menos opções de consumo? 

É bom saber que, entre as novas marcas, há muitos casos de empresas que já têm uma trajetória bem sucedida e só agora adotaram o sistema de franchising para crescer. Ou seja, elas já tem experiência de varejo, falta apenas ficaram mais conhecidas no mundo das franquias.

É o caso de indústrias que chegaram ao varejo ou de empresas que já tinham experiência no varejo e agora formataram franquias. 

O empreendedor que decidir investir numa franquia de marcas com essas características poderá aproveitar todo seu know how e ainda crescer junto com a nova rede. E ainda terá a vantagem de escolher as melhores praças e adquirir mais unidade à medida que recupera o investimento inicial.

Ou seja, se o empreendedor sonha em ter mais de uma loja franqueada no futuro, investir numa marca nova pode ser uma boa estratégia.

Outro ponto a considerar na hora de escolher uma franquia é o valor do investimento e o prazo de retorno. Ao saber exatamente de quanto dinheiro você dispõe, incluindo aí o capital de giro para os primeiros meses de operação da unidade, você já consegue fazer um recorte mais preciso do mercado.

Entre as opções compatíveis com a sua capacidade de investimento, veja quais são os mais rentáveis e que oferecem um prazo de retorno compatível com a sua expectativa – a média do mercado varia entre 24 e 36 meses.

Para decidir em qual franquia investir, é importante analisar bem o segmento em que a rede atua. Você se imagina feliz ao trabalhar nesse segmento pelos próximos anos? Tem afinidade com o modelo de negócio e com a marca? Conheceu os franqueadores e sua equipe e gostou do que viu?

Já visitou uma unidade franqueada para saber como é o dia-a-dia da operação?

Ao escolher uma franquia, é importante sempre ter em mente tanto os aspectos racionais do negócio (valor de investimento, prazo de retorno e rentabilidade) como também os emocionais (afinidade com o segmento, empatia com a marca, atração pelo modelo de negócio).

Ao equilibrar esses dois pontos e ter em mente também quais são seus objetivos futuros, o empreendedor poderá fazer uma escolha mais consciente e terá mais chances de sucesso.