IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Ao comprar uma franquia, preste atenção ao prazo de retorno do investimento

Colunista do UOL

19/05/2015 06h00

Ao pesquisar o mercado de franquias em busca de um bom investimento, o futuro franqueado costuma se deparar com algumas informações que quase todas as redes utilizam para divulgar seu modelo de negócio.

Geralmente, as empresas mostram logo de cara qual deve ser o valor do investimento na unidade franqueada, a taxa de franquia praticada, o modelo de cobrança de royalties e o prazo de retorno do investimento.

Este último dado é um dos pontos que devem ser analisados com mais cuidado pelo empreendedor. Afinal, ele indica qual é o tempo necessário para que o franqueado recupere, sob a forma de lucro, tudo o que investiu na franquia. Prazos de retorno mais curtos, portanto, sugerem que o negócio dará lucro logo nos primeiros anos.

A reforma do ponto, a aquisição de equipamentos para loja, a compra do estoque inicial e o pagamento da taxa de franquia são os principais custos contabilizados pelas franqueadoras na hora de definir o valor mínimo para investimento em uma franquia. Levando em conta esses valores, as empresas estimam quanto tempo o franqueado vai levar para recuperar o investimento com os lucros advindos do negócio.

É muito importante ressaltar que a maioria das franqueadoras não inclui nesse cálculo o valor investido no ponto comercial. Elas fazem isso porque julgam que o investimento imobiliário é um investimento independente da franquia.

Portanto, aluguéis, luvas pagas aos shoppings e outros custos de ocupação não costumam estar contemplados no valor do investimento inicial –e, consequentemente, não são contemplados nas estimativas de retorno do investimento.

Vale também ressaltar que o prazo de retorno do investimento divulgado pelas redes é apenas uma estimativa, que pode ou não se confirmar. Para fazer esse cálculo, a empresa franqueadora leva em consideração o faturamento médio das unidades, os custos médios de uma loja e, logo, a lucratividade média daquela franquia.

Por isso, o franqueado que tiver um volume de vendas superior à média da rede ou que conseguir reduzir seus custos, obviamente recuperará o investimento em um prazo mais curto que o estimado. Já quem tiver vendas mais baixas ou despesas mais altas que o normal, certamente levará mais tempo para reembolsar o que investiu.

Mas se o prazo de retorno é apenas uma estimativa e pode variar caso a caso, por que esse dado é divulgado pelas empresas? Ora, assim como os demais indicadores do negócio, ele serve como parâmetro para o futuro franqueado comparar as diversas franquias do mercado e escolher a que mais se adéqua às suas expectativas e à sua capacidade financeira.

Porém, para tomar uma decisão mais segura, convém que o investidor consulte outros franqueados da rede antes de adquirir uma franquia. Assim, ele poderá conferir se os valores divulgados correspondem à realidade e se, na prática, o negócio realmente vale a pena.

No fim das contas, quem definirá em quanto tempo o investimento será recuperado é o próprio franqueado, que colocará todo seu entusiasmo na franquia para ter mais resultados no menor tempo possível.