Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Trabalheira: O influencer-celebridade está com os dias contados?
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
"Eu sinto uma mudança daquele influenciador que era pautado pelo simples fato de ser famoso. Eu acho que esse modelo tende a perder espaço. E a gente cada vez mais vai para um modelo que é pautado pela relevância do conteúdo que você faz."
A análise de Guilherme Ravache, jornalista e consultor especializado em mídias digitais, resume o debate proposto pelo último episódio da terceira temporada do podcast Trabalheira (confira a entrevista a partir de 00:21 no arquivo disponível acima).
Para virar influenciador, o passo a passo básico é encontrar um nicho e investir tempo nas redes sociais para criar conteúdo e formar uma comunidade robusta de seguidores.
No entanto, num mercado cada vez mais competitivo, já não basta ser apenas uma celebridade. Mais do que fama, a pessoa que almeja ganhar a vida como influenciador precisa ter uma causa — seja ela qual for.
Produzido pelo Repórter Brasil e distribuído pelo UOL, o programa discute a relação entre mercado de trabalho e tecnologias digitais. Em sua primeira temporada, o podcast foi eleito um dos destaques do ano pelo Spotify no Brasil.
Influencers mundiais e locais
Se você der um Google em "MrBeast", uma das primeiras definições que aparecem na tela é "filantropo" — ou seja, uma pessoa dedicada a causas sociais.
Maior youtuber do planeta, com 146 milhões de seguidores, MrBeast é a alcunha de Jimmy Donaldson — um jovem norteamericano de 24 anos que, dentre outras coisas, já conseguiu doações para plantar 20 milhões de árvores em parques espalhados pelos Estados Unidos.
Mas nem todo influenciador precisa almejar o alcance astronômico de um MrBeast. O músico e cantor Gustavo Pórco prova que é possível, sim, ser um influenciador local de sucesso — e viver disso.
No início de 2020, sem trabalho durante a pandemia, ele criou um canal de humor no Youtube chamado Indavírus para retratar e valorizar os personagens típicos do Vale do Itajaí, no interior de Santa Catarina.
Três anos depois, Pórco virou presença obrigatória em qualquer evento importante da região, como a Oktoberfest.
"Todo o meu conteúdo é baseado na premissa: eu amo a minha região, a minha terra. Ponto. Essa é a minha diretriz de trabalhar", diz Pórco (ouça a entrevista a partir de 07:38).
Espelho da vida
Giovana Romani, uma jornalista paulistana especializada em moda, trocou uma sólida carreira de diretora de revista pela de influenciadora e produtora de conteúdo para marcas nas redes sociais (confira a entrevista a partir de 12:17).
"Eu estou tentando inclusive pensar na internet como esse lugar: 'a gente usa, sabe? A gente tá na internet. A gente tá nas redes'. Em vez de negar isso, o que a gente pode fazer para transformar numa coisa mais saudável? Mais acolhedora?", afirma a influenciadora. "Então, acho que é olhar com esse olhar menos de ser uma coisa pejorativa mesmo e mais do tipo 'é um espelho da vida'", complementa.
O podcast
A nova temporada do "Trabalheira" conta com cinco episódios, todos publicados às quintas-feiras, neste espaço.
O programa é roteirizado e apresentado por este colunista, em parceria com a jornalista Ana Aranha, da Repórter Brasil.
Você pode ouvir este e outros episódios do Trabalheira no UOL, no Youtube, no Spotify, na Apple Podcasts e em todas as plataformas de podcast.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.