IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Descomplique

3 passos fundamentais para o seu patrimônio crescer

01/07/2020 04h00

Um dos maiores desejos de quem começa a cuidar do dinheiro e a investir é a construção de um patrimônio grande e sólido no longo prazo. Para fazer isso não existe segredo e o caminho é claro, apesar de não ser fácil. São 3 os pilares que permitem grande acúmulo de dinheiro no longo prazo e tranquilidade financeira. Neste artigo vamos falar de como potencializar isso.

Esses pilares são baseados nos juros compostos, a força por trás da rentabilidade dos investimentos, capaz de multiplicar seu dinheiro de forma incrível. São eles: investir sempre, investir bem e sempre investir mais.

1. Investir sempre

Tudo começa na constância dos seus aportes, ou seja, guardar dinheiro todos os meses. Investimentos não fazem milagre e é necessário entender que o que mais vai fazer diferença no longo prazo é investir sempre.

A forma mais efetiva para conseguir alcançar isso é pelo planejamento financeiro. Por meio dele, você consegue fazer ajustes necessários na sua vida que levem a sobrar dinheiro para os investimentos.

2. Investir mais

É muito importante que esse planejamento seja feito de forma consciente e você consiga sempre poupar sem precisar sacrificar demais seu lazer. Por isso, foque seus gastos nas áreas que mais importam da sua vida e deixe de lado aquelas que menos podem ajudá-lo.

Tenha como objetivo sempre investir mais. Você pode alcançar isso de diversas formas. A mais tradicional é investir na sua qualificação profissional e por consequência aumentar seu salário.

Uma alternativa para conseguir investir mais é com renda extra. Está cada vez mais comum pessoas buscarem a internet para ganhar mais dinheiro durante o tempo livre. Todo investidor que deseja ficar tranquilo com seu patrimônio deve procurar novas fontes de renda sempre que possível.

3. Investir bem

Por último e não menos importante, você deve investir bem. Isso significa buscar ativos com bons fundamentos, com baixas taxas de administração. Muito cuidado com os investimentos recomendados por bancos e corretoras, pois muitos deles têm baixo rendimento e acabam diminuindo sua performance ao longo do tempo

Não é difícil aprender a investir bem. Pode ser que você precise de um pouco de estudo para aprender o básico, mas o resultado no longo prazo é muito maior quando comparado às recomendações de corretoras e bancos.

Aliando esses 3 pilares e mantendo cada um deles ao longo da sua vida é possível alcançar resultados extraordinários. No início não é fácil manter uma vida financeira adequada a esses valores, mas quanto mais você pratica, mais natural essas mudanças ficam. Por isso, foco no longo prazo!

Descomplique: Mude sua cabeça para ter um "pensamento rico"

UOL Notícias