IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Descomplique

Em quais investimentos o seu dinheiro fica mais seguro em qualquer crise?

03/07/2020 04h00

Um dos grandes medos na hora de começar a investir é relacionado à segurança daquele investimento. Será que é seguro mesmo? Meu dinheiro não vai sumir se eu colocá-lo na bolsa? Quando eu desejar fazer o resgate, vou receber todo o valor?

Fique tranquilo, pois o texto de hoje é sobre investimentos nos quais você não vai perder dinheiro se investir neles e que vão trazer muita segurança para seu bolso e sua cabeça.

Poupança

É o investimento mais popular do Brasil devido a sua segurança. Mesmo com diversos investimentos disponíveis com a mesma característica e mais rentabilidade que a caderneta, muitas pessoas não renunciam à tradição.

Apesar de não haver diminuição do seu saldo na poupança, a realidade é que a rentabilidade dela está longe de ser a ideal. Em vários momentos da história do Brasil, o rendimento da caderneta não foi capaz de bater a inflação. Isso significa que mesmo você ganhando dinheiro, esse ganho não foi suficiente para manter seu poder de compra.

Para quem deseja manter a segurança da poupança, mas quer mais rentabilidade, pode procurar alternativas dentro da classe de investimentos da renda fixa, como o Tesouro Selic e os CDBs.

Tesouro Selic

Esse ativo é um dos mais conhecidos títulos públicos que temos, graças a sua segurança e por ser ótimo para quem investe pensando em objetivos de curto prazo. O tesouro Selic segue sempre a taxa Selic, que é a taxa básica de juros do Brasil. Independente do valor que ela esteja, o título irá seguir sempre sua cotação.

Por ser um título emitido pelo Governo, sua segurança é considerada soberana, ou seja, ele só vai quebrar, só vai à falência se todo o país ruir junto. Não estou falando aqui de uma crise, mas sim de negócios, fábricas e empresas grandes irem à falência antes.

Devido a essa característica, investir no tesouro Selic é seguro, porém pouco rentável. Estamos passando pela mínima histórica da taxa Selic, que no momento encontra-se em 2,25% ao ano. Isso significa que seu investimento irá render exatamente esse valor também, o que não é muito chamativo. Devido a sua segurança e sua característica de ter liquidez diária, esse título é recomendado para quem está começando a investir.

CDBs

Os CDBs, ou Certificados de Depósitos Bancários, são investimentos oferecidos por bancos e têm características bem parecidas com o Tesouro Selic e a poupança. Alguns CDBs têm a desvantagem de não ser possível retirar seu dinheiro antes do vencimento do seu investimento.

É possível que você fique com seu dinheiro preso por até 2 ou 3 anos, dependendo das características do CDB que você escolhe. Por isso, fique atento a essas características antes de depositar seu dinheiro em um deles.

É importante que você saiba que quanto mais seguro e conservador seu investimento é, menor a rentabilidade dele. Caso queria lucrar mais com sua grana, pode ser preciso buscar outras alternativas, mesmo que isso signifique correr um pouco mais de risco.