IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Econoweek

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Imposto de Renda 2022: como declarar fundos imobiliários?

Yolanda Fordelone

03/03/2022 04h00

O investimento que separamos para a coluna deixa muita gente confusa: ele é isento de imposto, mas em partes. Os fundos imobiliários ou FIIs são isentos de IR quando falamos de dividendos, mas não em relação ao ganho de capital (quanto você lucra na venda da cota).

Em outras palavras, quando você vende um FII e tem lucro, paga Imposto de Renda. A alíquota é de 20% sobre o ganho de capital. Ao contrário da declaração de ações, neste caso não há isenção para operações inferiores a R$ 20 mil. Ou seja, todo investidor que teve ganho de capital com a venda das cotas deve pagar o IR de 20%.

Se o investidor vendeu um FII, se tem ele na carteira ou se recebeu dividendo em 2021, precisa declarar o IR.

Como declarar FIIs em carteira?

Quem encerrou 2021 com algum fundo imobiliário em carteira deve fazer a declaração de IR. As informações precisam constar na ficha de Bens e Direitos do programa da Receita Federal. O contribuinte deve informar todo o patrimônio, no código 73, referente a esse tipo de fundo.

Basta preencher dados como nome e CNPJ do fundo, corretora de valores, valor total da posição e o número de cotas. Mostramos o passo a passo no vídeo acima.

Como declarar os dividendos dos FIIs?

Já os proventos pagos pelos FIIs são isentos para pessoa física. Apesar disso, esses valores devem constar na sua declaração de IR.

Neste caso, é preciso clicar na aba "Rendimentos isentos e não tributáveis" e escolher o item Outros. Com dados como o CNPJ do administrador do fundo, nome do fundo, além do valor do provento, o contribuinte preenche o formulário.

Como declarar os FIIs vendidos?

Depois de ter feito o pagamento mensal do DARF no momento em que vendeu seu fundo no ano passado, chegou a hora de incluir as informações na sua declaração.

Para fazer isso, vá até a área de Renda Variável e escolha o item "operação com Fundos Imobiliários".

Nesta área, é preciso incluir os dados mensais das operações, incluindo os prejuízos.

Investiu em fundos imobiliários ao longo de 2021? Pode deixar sua dúvida aqui ou nas nossas redes sociais.