IPCA
0,46 Jun.2024
Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

PEC da Transição aprovada em 1º turno, dados da Nike e covid: mercado hoje

21/12/2022 09h15

Assista ao vivo aos destaques dos mercados hoje, com análises dos especialistas de Research do PagBank, e se prepare para investir melhor.

No foco dos investidores hoje estão aprovação da PEC da Transição em primeiro turno na Câmara, resultados da Nike e covid na China.

Acompanhe o programa diariamente, de segunda a sexta-feira, às 9h30, e fique bem informado sobre todas as notícias e mudanças que impactam os mercados. Aproveite também para tirar suas dúvidas sobre investimentos.

O programa é apresentado pela equipe de Research e Economia do Pagbank.

Conheça a página de Investimentos do UOL, onde você tem orientações sobre como investir melhor para conquistar um sonho e garantir seu futuro.

Tem dúvidas? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Os destaques do dia são:

  • A política segue em evidência após a Câmara aprovar em primeiro turno um texto da PEC da Transição que diminuiu o prazo da elevação do teto de gastos de dois anos para apenas um. O Senado ainda votará, o que está previsto para hoje.
  • Após decisão do ministro do STF Gilmar Mendes, tirando o auxílio do teto de gastos, a PEC perdeu muita relevância e poder de barganha.
  • O governo eleito deverá divulgar nomes de novos ministros e dos membros da equipe econômica, com potencial de trazer forte instabilidade para o dia.
  • Mercados americanos operam no positivo, com os investidores animados após a divulgação do resultado da Nike, que teve números acima do esperado. Analistas acharam que isso poderia significar recuperação da economia americana.
  • Os mercados tendem a exagerar os movimentos, tanto de otimismo quanto de pessimismo. A notícia é positiva, mas sugerimos cautela até que novos dados macroeconômicos corroborem uma visão de melhora da economia.
  • Mercados asiáticos fecharam majoritariamente em baixa, com a piora nos casos de contaminação por covid-19 na China
  • O petróleo tipo Brent vai subindo mais de 1%, impulsionado pela divulgação de uma queda nos estoques de petróleo dos EUA maior do que o esperado, enquanto o minério de ferro fechou o dia com alta de 3,56%, otimista com a China.

As opiniões emitidas neste texto são de responsabilidade exclusiva da equipe de Research do PagBank e elaboradas por analistas certificados. O PagBank PagSeguro e a Redação do UOL não têm nenhuma responsabilidade por tais opiniões. A única intenção é fornecer informações sobre o mercado e produtos financeiros, baseadas em dados de conhecimento público, conforme fontes devidamente indicadas, de modo que não representam nenhum compromisso e/ou recomendação de negócios por parte do UOL. As informações fornecidas por terceiros e/ou profissionais convidados não expressam a opinião do UOL, nem de quaisquer empresas de seu grupo, não se responsabilizando o UOL pela sua veracidade ou exatidão. Os produtos de investimentos mencionados neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão preencher o questionário de suitability para a identificação do seu perfil de investidor e da compatibilidade do produto de investimento escolhido. As informações aqui veiculadas não devem ser consideradas como a única fonte para o processo decisório do investidor, sendo recomendável que este busque orientação independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e podem impactar os portfolios de investimento, causando perdas aos investidores. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Este conteúdo não deve ser reproduzido no todo ou em parte, redistribuído ou transmitido para qualquer outra pessoa sem o consentimento prévio do UOL.