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Celebridades são criticadas por voar muito de jatinho; veja quem mais polui
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Na semana passada, Bernard Arnault, CEO da empresa do segmento de luxo LVMH (Moët Hennessy Louis Vuitton), disse em entrevista à rádio francesa Classique que vendeu o jato particular que utilizava.
"Ninguém pode saber para onde vou porque agora eu freto aviões", disse o executivo, que também afirmou que somente usa avião quando necessário.
A medida vem após longa pressão feita por meio das redes sociais sobre o impacto ambiental que as viagens no avião vinham causando.
O fato é que a quantidade de emissões de gases nocivos ao meio ambiente por passageiro transportado é maior nesses aviões particulares.
Segundo a ONG europeia Transporte e Meio Ambiente, apenas 1% da parcela mais rica da população é responsável por 50% da poluição gerada pelo modal aéreo. Ao mesmo tempo, jatos privados poluem entre cinco e 14 vezes mais que um voo comercial.
Sem carona
Diversas celebridades vêm sendo criticadas pelo uso indiscriminado de jatos. Em julho, o avião da socialite Kim Kardashian fez um voo de apenas dez minutos nos Estados Unidos. Embora não esteja claro se ela estava a bordo ou não, estima-se que foi emitida mais de uma tonelada de gás carbônico (CO2) nesse curto espaço de tempo.
A socialite também se envolveu em outra polêmica em maio quando ela e sua irmã, Kylie Jenner, foram cada uma em seu próprio jato para o casamento de outra irmã, Kourtney Kardashian, ocorrido na Itália. O itinerário de ambas foi bem similar (origem e destino), mas uma não deu carona para a outra.
O avião de Jenner também foi flagrado por sistemas que acompanham os voos dos jatos das celebridades em redes sociais percorrendo distâncias curtas. Em um deles, o seu avião pousou em um aeroporto a menos de 20 km de sua casa e partiu em seguida para outro, a 40 km de distância dali, próximo à sede de sua empresa de cosméticos.
O voo durou 17 minutos, e o trajeto de carro duraria cerca de 50 minutos, com uma emissão de poluentes bem menor.
Esses voos, entre outros, vêm sendo criticados não só por ambientalistas, mas por pessoas que se mostram incomodadas com a postura adotada por famosos, ainda mais os que dizem se preocupar com o aquecimento global.
Top 10: Em agosto, a agência de marketing britânica Yard, divulgou um ranking com as celebridades que mais poluem com o uso de jatos particulares. Veja a lista do quanto de gás carbônico os jatos de cada celebridade emitiu do início de 2022 até o dia 19 de julho:
- Taylor Swift - 2.971,50 toneladas
- Drake - 2.904,25
- Floyd Mayweather - 2.205,22 toneladas
- Jay-Z (em parceria com a Puma) - 2.107,72 toneladas
- Kim Kardashian - 1.752,51 toneladas
- A-Rod - 1.731,10 toneladas
- Steven Spielberg - 1.485,69 toneladas
- Mark Wahlberg - 1.443,27 toneladas
- Blake Shelton - 1.357,85 toneladas
- Jack Nicklaus- 1.129,66 toneladas
Os cálculos feitos pela Yard levam em conta o consumo de combustível por hora de voo de cada aeronave (algumas consomem muito mais do que outras). Também é importante dizer que, não necessariamente, as celebridades estavam presentes em cada voo.
Alguns desses voos costumam ser realizados para manutenção e, em outras situações, apenas para armazenar o avião em locais onde o aluguel de um hangar é mais barato.
Compensação: Para Ricardo Rosário, advogado da área ambiental do escritório SFCB, é preciso diferenciar se quem viaja está fazendo isso pela empresa em que trabalha ou para uso pessoal apenas. Cada uma dessas modalidades vai ter um impacto diferente em como a viagem é vista, se é fundamental ou dispensável, por exemplo.
"O ideal é quem está voando fazer um inventário de emissões de gases do efeito estufa. Com isso, é possível realizar as compensações, com compras de créditos de carbono ou outras medidas", diz Rosário.
O advogado ainda afirma que quem for voar tem de ficar atento a três escopos relacionados às poluições que a operação pode causar:
- Diretas, que são aquelas em decorrência do próprio voo, com a emissão pelos motores do avião, por exemplo.
- Indireta, que são aquelas emissões ligadas ao consumo de energia relacionadas ao voo
- Ainda há um outro tipo de emissão indireta, que é aquela realizada pelos fornecedores ligados ao voo, como empresas que abastecem o avião, operadores aeroportuários, entre outras
Tendo isso em mente e fazendo um planejamento adequado, diz Rosário, a questão ambiental pode ser mais facilmente contornada, incluindo o uso mais racional desses voos.
Também é possível que essas celebridades se adequem a planos de redução de emissão de carbono, como o Corsia (Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation, ou, Esquema de Compensação e Redução de Carbono para a Aviação Internacional). Nesse programa, o objetivo é o setor da aviação manter seu crescimento sem aumentar a emissão de poluentes e com a consequente compensação das emissões.
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