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Reportagem

'Vendemos assentos, não janelas': Aérea tira sarro de clientes que reclamam

A companhia aérea de baixo custo irlandesa Ryanair tem um jeito peculiar de responder aos questionamentos de seus clientes nas redes sociais. Diversas reclamações são comentadas pela equipe da empresa de maneira bem-humorada (ou grosseira, dependendo do ponto de vista) e sempre com muita ironia.

'Vendemos assentos, não janelas'

Empresa é conhecida por ser uma low cost que cobra por diversos serviços como check-in, despacho de bagagem e refeições a bordo. Também tem a fama de vender bilhetes mais baratos, justamente por ganhar com aquelas receitas auxiliares.

Uma das principais reclamações dos clientes é sobre a ausência de janelas em alguns dos seus assentos. Isso é comum em diversos modelos de aeronaves, que possuem esses lugares situados onde a fuselagem é fechada, sem abertura para observar o lado de fora.

Em aéreas de baixo custo, onde é costume colocar o máximo de assentos, a quantidade de fileiras nem sempre coincide com a de janelas. Isso frustra e chega a surpreender parte dos passageiros.

A empresa costuma responder que vende assentos para os passageiros, e não janelas. Essa, inclusive, é a frase da descrição do perfil da empresa no Twitter: "Nós vendemos assentos, não janelas". A companhia possui outros modelos de aeronaves com configurações mais espaçosos, mas com valores mais caros.

Histórico de ironias nas redes sociais

Em maio, um casal de recém-casados voou em uma fileira sem janela. O marido escreveu que estavam em lua de mel, voando para Ibiza pela primeira vez e que não podiam esperar para ver a vista no trajeto. Na sequência, ele escreve "Oh, espere..." na legenda da foto dentro do avião.

A companhia respondeu: "Ela está se arrependendo de se casar com alguém que não consegue ler as letras miúdas".

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Outro passageiro reclamou de seu assento ser sem janela, questionando o que ele deveria olhar durante o voo. A empresa fez uma montagem com a foto do cliente, exibindo a tela de reserva do assento onde constava o aviso de que não teria janela naquele assento.

No final de junho, um passageiro mais alto do que a média foi flagrado a bordo, com a cabeça bem acima do encosto do banco. O autor da imagem pediu que a empresa disponibilizasse assentos maiores sem cobrar a mais por isso.

A mensagem foi respondida com uma montagem com o cliente em uma cadeira de bebê dentro de um carro.

Uma passageira reclamou sobre a distância necessária para chegar ao portão de embarque dos voos da Ryanair no aeroporto de Dublin (Irlanda). A aérea respondeu com a mensagem: "Parabéns! Você fez uma pequena caminhada por um voo de 14,99 [euros]".

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Espaço apertado

Quem reclama do pouco espaço para as pernas também não foge de ser alvo de ironia da empresa. Um cliente fez um vídeo com as pernas espremidas, apertadas no assento da frente.

"Ryanair, eu paguei 300 euros por este assento". A aérea respondeu com um anúncio de um assento de avião usado por 1.839,66 euros e comentando "Uma pechincha, se você nos perguntar".

Um passageiro reclamou que pesou sua bagagem em casa e ela tinha 19,5 kg. Entretanto, no balcão da empresa, ela pesava 21,4 kg, e diz que teve de pagar uma multa de 11 euros, além de ter xingado a empresa.

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O perfil da aérea respondeu recomendando a compra de uma balança manual do mesmo valor, cerca de R$ 59: "Dica de profissional: Você poderia ter comprado uma dessa no lugar".

Na sequência, um usuário rebateu a postagem da Ryanair, dizendo que a empresa precisava do dinheiro para pagar o combustível. A companhia respondeu que é um negócio, e não caridade.

Outro internauta criticou a empresa, os chamando de porcos gananciosos e perguntando que tipo de companhia eles são. De maneira sucinta, a empresa respondeu que é uma empresa do tipo que voa aviões.

Questionada por uma cliente se havia alguma forma de conseguir um sanduíche de graça no seu próximo voo, a empresa respondeu com uma piada: "Claro, é chamado assento do meio".

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Outro usuário do Twitter afirmou: "Você é engraçada às vezes, mas uma companhia aérea horrível todas as vezes". ao que a empresa respondeu: "Uma vitória é uma vitória".

Humor ou mau atendimento?

Em diversos momentos, a empresa diz que o seu perfil oficial não é o de atendimento ao cliente. Para reclamações, a companhia possui outros canais.

Embora possa parecer ofensivo, a aérea costuma sempre brincar com as situações pelas quais passa. Inclusive, isso também atrai a atenção de maneira positiva, com possíveis clientes rindo das postagens e dizendo que querem voar pela Ryanair.

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Na Copa do Mundo de futebol masculino de 2022, a empresa fez uma postagem ironizando a eliminação da seleção inglesa. O time saiu nas quartas de final, assim como o Brasil, em um jogo contra a França. Publicou a foto de uma placa indicando o portão de partida do aeroporto com a legenda: "Eles estão vindo para casa. #NadaADeclarar", em alusão à falta de comentários sobre o jogo da eliminação e uma ironia quanto aos processos aduaneiros de entrada no país.

Até mesmo a breve passagem de Liz Truss como premiê britânica, de setembro a outubro de 2022, foi alvo da empresa. A aérea postou a imagem de uma passagem em nome da política com origem em Londres (Inglaterra) com destino a qualquer lugar. Destacaram ainda que, assim como a parlamentar, a empresa também tem passagens rápidas.

O UOL questionou a empresa sobre sua estratégia junto aos clientes, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Interior do avião Boeing 737 com novo interior da Ryanair
Interior do avião Boeing 737 com novo interior da Ryanair Imagem: Divulgação/Jessica Oyanagi/Boeing

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