IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Para tentar melhorar resultado de ações, Bovespa muda forma de cálculo

Do UOL, em São Paulo

11/09/2013 21h40

A Bovespa anunciou nesta quarta-feira (11) mudanças nas regras de composição do seu principal índice de ações, o Ibovespa. É a primeira alteração nas regras desde que o índice foi implantado, há 45 anos.

A nova metodologia começa a valer já a partir desta quarta (11), mas será implantada de forma escalonada, em duas etapas. Primeiro, será uma mistura da regra antiga e da nova. Depois, a partir de maio de 2014, só valerá o novo cálculo.

As mudanças foram anunciadas numa nota distribuída pela BM&FBovespa na noite desta quarta-feira, mas os detalhes serão explicados nesta quinta (12). No comunicado, a Bovespa diz que o índice fica agora alinhado ao que é "praticado em outros países" e que a mudança "adapta o Ibovespa ao cenário atual do mercado de capitais brasileiro, além de torná-lo mais robusto para o crescimento que se espera para o futuro do país".

As mudanças eram esperadas pelo mercado. Analistas consideram que algumas empresas têm muito peso no índice. Se elas vão mal, a Bolsa também cai muito, apesar de outras empresas importantes estarem bem.

Foi o caso dos papéis da OGX (OGXP3), petroleira do megaempresário Eike Batista, que valem atualmente cerca de R$ 0,40 e possuem um dos maiores pesos no Ibovespa.

Com o preço baixo das ações, as oscilações percentuais são sempre muito intensas: um centavo de diferença nas negociações já causa uma variação expressiva. Isso afeta o resultado final do Ibovespa.

Além de impedir oscilações muito bruscas, especialistas esperam que a reforma amplie o número de ações que compõem o índice.

"O mercado está imaginando algo em torno de cinco a dez ações a mais", afirmou o professor da Fipecafi, Fernando Galdi, à agência de notícias Reuters.

Metodologia em vigor

Atualmente, a Bovespa escolhe quais ações vão fazer parte do índice por meio de alguns critérios, que levam em conta os 12 meses anteriores à vigência da composição.

As ações que compõem o Ibovespa precisam movimentar, juntas, pelo menos 80% do volume negociado em todos os outros índices. 

Além disso, cada ação do Ibovespa precisa representar pelo menos 0,1% de todos os negócios da Bolsa, e ter sido negociada em pelo menos 80% das sessões no período.

(Com Reuters)