IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Dólar fecha em queda, abaixo de R$ 3,25, à espera de decisão sobre juros

Do UOL, em São Paulo

20/07/2016 17h08

dólar comercial fechou esta quarta-feira (20) em queda de 0,32%, cotado a R$ 3,249 na venda. Na véspera, a moeda norte-americana havia subido 0,22%

Apesar da baixa no dia, o dólar ainda acumula ganho de 1,1% no mês. No ano, no entanto, a desvalorização acumulada é de 17,72%.

Decisão sobre juros

Investidores estavam de olho na decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, sobre a taxa básica de juros (Selic), que será anunciada ainda hoje.

Essa será a primeira decisão sob o comando de Ilan Goldfajn. Operadores esperam que a Selic seja mantida em 14,25% ao ano, mas buscarão no comunicado indicações sobre quando a taxa básica de juros começará a cair.

O BC também voltou a atuar no mercado de câmbio. Nesta sessão, foi vendida a oferta total de 10 mil contratos de swap cambial reverso, que equivalem à compra futura de dólares. O BC tem feito este tipo de intervenção em praticamente todas as sessões no mês de julho. 

Medidas do governo

Investidores continuavam à espera de pistas sobre quais serão as próximas medidas adotadas pelo presidente interino, Michel Temer, para conter os gastos públicos e estimular a economia brasileira.

"O foco agora está nas medidas que o governo pode anunciar daqui para frente. Cada vez mais é necessário que a confiança que o mercado deu para o governo seja sancionada por medidas concretas", disse o operador de uma corretora internacional à agência de notícias Reuters, referindo-se ao otimismo que o mercado vem demonstrando com o governo.

Além disso, o recesso parlamentar mantinha o noticiário político fora dos holofotes, após meses de intensa turbulência em Brasília, o que trazia tranquilidade ao mercado.

(Com Reuters)