Dólar emenda 3ª alta seguida e fecha a R$ 3,188, com ação do BC
O dólar comercial fechou esta segunda-feira (15) em alta de 0,11%, cotado a R$ 3,188 na venda. Foi o terceiro avanço seguido da moeda norte-americana, que havia subido 1,43% na sexta-feira.
Apesar de subir no dia, o dólar acumula desvalorização de 1,68% no mês e de 19,24% no ano.
O dólar operou em baixa durante quase toda a sessão, mas inverteu o movimento já no final da tarde com uma quantidade maior de dólares saindo do país. O Banco Central também atuou no mercado do câmbio.
- Dólar em queda deixa viagem ao exterior mais barata
- BC mostra onde comprar dólar mais barato
- Como comprar dólar com a economia instável?
- IOF sobe: melhor comprar dólar ou pagar no cartão?
Ações do governo
Investidores analisavam a declaração de uma fonte da equipe econômica, à agência de notícias Reuters, dizendo que o governo tem poucas ferramentas para limitar a queda da moeda norte-americana.
"A leitura de sexta-feira, de que o governo poderia tentar segurar a queda do dólar, está ficando para trás", disse o operador da corretora Spinelli José Carlos Amado à Reuters.
Na sexta-feira, o dólar teve a maior alta em dois meses, após o presidente interino, Michel Temer, ter afirmado que era necessário manter "um certo equilíbrio no câmbio", sem cotações altas ou baixas demais.
O otimismo no mercado em relação às promessas de Temer de ajuste das contas públicas também vem colaborando para a queda do dólar.
Atuação do BC
O Banco Central manteve o ritmo maior de atuação no mercado de câmbio, que começou na última quinta-feira.
Pela manhã, o BC vendeu 15 mil swaps reversos, contratos que equivalem à compra futura de dólares. Até então, eram vendidos apenas 10 mil contratos por sessão.
Cotações baixas demais podem atrapalhar a recuperação econômica ao prejudicar as exportações. Por outro lado, o dólar alto ajuda a acelerar a inflação.
(Com Reuters)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.