Bolsas

Câmbio

Bolsa cai 0,31% e tem 6ª queda seguida; Vale e bancos fecham em baixa

Do UOL, em São Paulo

O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou esta quinta-feira (28) em queda de 0,31%, a 73.567,25 pontos. É a sexta baixa seguida. Na véspera, a Bolsa caiu 0,7%. 

Após uma sequência de altas que o levou na semana passada a superar o recorde de 76 mil pontos, o Ibovespa tem passado por um processo de ajuste, uma vez que o cenário político não mostra sinais mais contundentes de melhora.

Os papéis da Petrobras (+0,2%) tiveram alta, enquanto as ações da mineradora Vale (-0,56%) e dos bancos Itaú Unibanco (-0,53%), Bradesco (-1,26%) e Banco do Brasil (-0,83%) terminaram em queda. Essas empresas têm grande peso sobre o Ibovespa.

Dólar fecha em queda, a R$ 3,183

dólar comercial fechou em queda de 0,32%, cotado a R$ 3,183 na venda, após três altas seguidas. Na véspera, a moeda fechou em alta de 0,84%. 

Os investidores acompanharam novamente o cenário político, atentos às negociações do governo para barrar a segunda denúncia contra o presidente Michel Temer na Câmara dos Deputados. Além disso, pesquisa Ibope encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e divulgada nesta quinta-feira mostra que o percentual de brasileiros que consideram o governo Temer como ruim ou péssimo é de 77%. Na última pesquisa, de julho, esse percentual foi de 70%.

Ainda no campo político, a Câmara dos Deputados aprovou na véspera o texto-base da medida provisória que trata da renegociação de dívidas tributárias de empresas, o chamado Refis. No entanto, a análise das emendas, que podem alterar o texto acordado com a área política do governo, deve ficar somente para a próxima semana.

(Com Reuters)

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos