IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar cai pelo 2º dia e fecha a R$ 3,242; na semana, acumula alta de 0,63%

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Do UOL, em São Paulo

23/02/2018 17h07

dólar comercial fechou esta sexta-feira (23) em queda de 0,21%, cotado a R$ 3,242 na venda. É a segunda baixa seguida da moeda norte-americana, que caiu 0,4% na véspera. Apesar disso, o dólar termina a semana com alta acumulada de 0,63%.

Nesta sexta, a agência de classificação de risco Fitch reduziu a nota de crédito do Brasil, o que deixa o país ainda mais longe do chamado grau de investimento, uma espécie de "selo de bom pagador". O rebaixamento veio após o governo desistir de votar a reforma da Previdência e anunciar um conjunto de medidas econômicas.

Logo após a decisão da Fitch, o ministério da Fazenda afirmou, em nota, que o governo segue comprometido em progredir com a agenda de reformas macro e microeconômicas destinadas a garantir o equilíbrio das contas públicas.

Também influenciou o movimento do dólar nesta sessão a atuação do Banco Central no mercado de câmbio. O BC vendeu todos os 9.500 contratos de swap cambial tradicional --equivalentes à venda futura de dólares-- ofertados nesta sexta-feira.

(Com Reuters)