IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar sobe mais de 1%, vendido perto de R$ 3,90; Bolsa opera quase estável

Do UOL, em São Paulo

07/03/2019 14h49

dólar comercial sobe mais de 1%, enquanto a Bolsa opera quase estável. Por volta das 16h30, a moeda norte-americana se valorizava 1,63%, cotada a R$ 3,898 na venda. 

O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, registrava leve queda de 0,11%, a 94.109,33 pontos.

O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, se refere ao dólar comercial. Para turistas, o valor sempre é maior.

Cenário externo influencia

O dólar acelerou a alta após o Banco Central Europeu cortar previsões de crescimento e inflação na zona do euro, além de adiar para o próximo ano a previsão para o primeiro aumentos dos juros pós-crise e oferecer aos bancos novas rodadas de empréstimos baratos.

A medida de estímulo já era prevista por agentes financeiros globais, mas os cortes nas projeções, com Mario Draghi, presidente do BCE, citando um "período de fraqueza contínua e incerteza disseminada", foram uma surpresa, levando rendimentos de títulos do governo e o euro a caírem.

Mercado mostra cautela com reforma 

No Brasil, cresce a cautela com relação à reforma da Previdência, em meio à ausência de notícias sobre a matéria, com o mercado monitorando os próximos passos da tramitação, como a instalação das comissões especiais na Câmara dos Deputados.

Também há razoável preocupação entre agentes financeiros de que as recentes publicações controversas do presidente Jair Bolsonaro no Twitter possam dificultar a formação da base aliada no Congresso.

(Com Reuters)

Entenda como funciona o câmbio do dólar

UOL Notícias