IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Após superar 100 mil pontos, Bolsa passa a cair; dólar recua, a R$ 3,79

Do UOL, em São Paulo

19/03/2019 14h07Atualizada em 19/03/2019 17h18

O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, passou a cair e opera abaixo dos 100 mil pontos. Por volta das 16h30, o índice tinha baixa de 0,17%, a 99.823,34 pontos.

No mesmo horário, o dólar comercial caía 0,14%, a R$ 3,786 na venda. O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, se refere ao dólar comercial. Para turistas, o valor sempre é maior.

Previdência dos militares

O mercado acompanha a tramitação da proposta de reforma da Previdência no Congresso e o envio da proposta sobre as aposentadorias dos militares.

Ontem, o secretário especial da Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, reforçou o compromisso do governo em apresentar o texto da proposta dos militares ao Congresso amanhã, acrescentando que o projeto prevê uma reestruturação na carreira dos servidores.

Também na véspera, o ministro da Economia, Paulo Guedes, que está acompanhando o presidente Jair Bolsonaro em visita oficial a Washington, disse que o governo está correndo para finalizar o projeto para que ele seja enviado dentro do prazo previsto, acrescentando que Bolsonaro ainda não tinha visto o texto.

Brasil e EUA decidem juros

O mercado também aguardava a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, que definirá a nova taxa básica de juros (Selic) amanhã. Será a primeira decisão do BC sob o comando do seu novo presidente, Roberto Campos Neto.

O Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) também vai decidir a taxa de juros no país.

"Tanto cá como lá se espera a manutenção da taxa de juros, mas o que realmente está sob observação será a postura adotada pelas instituições mais adiante", afirmou o operador de câmbio da Advanced Corretora, Alessandro Faganello.

(Com Reuters)

Entenda como funciona o câmbio do dólar

UOL Notícias