IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ações da Americanas caem mais de 4% após site ficar fora do ar

Suspeita é que os sites da Americanas e Submarino foram alvo de ataque hacker - Divulgação
Suspeita é que os sites da Americanas e Submarino foram alvo de ataque hacker Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

21/02/2022 12h28Atualizada em 21/02/2022 15h33

As ações da Americanas S.A. caem hoje mais de 4% após o site das lojas Americanas e Submarino, controladas pela empresa, ficarem fora do ar sob suspeitas de que foram alvos de ataques hackers. Por volta das 12h20, o papel da companhia caia -4,12%, cotada a R$ 32,33. As duas plataformas estão sem funcionar desde sábado (19).

Em comunicado ao mercado divulgado ontem, a Americanas S.A. confirmou a suspensão de parte dos servidores e citou um "acesso não autorizado".

Procurada pelo UOL hoje para saber se houve atualizações a respeito do funcionamento dos sites, a empresa informou que o posicionamento continua o mesmo divulgado ontem.

"A Americanas informa que voltou a suspender proativamente parte dos servidores do ambiente de e-commerce na madrugada deste domingo (20/02) e acionou prontamente seus protocolos de resposta assim que identificou acesso não autorizado", diz a nota da empresa.

A reportagem tentou acessar os sites, mas ambos exibem mensagens de serviços indisponíveis. No caso das lojas Americanas, a plataforma reproduz o comunicado de ontem, dizendo que a empresa "atua com recursos técnicos e especialistas para normalizar com segurança o mais rápido possível". O site do Submarino, por sua vez, informa que "o servidor está temporariamente impossibilitado de atender sua solicitação".

Os aplicativos das duas marcas permitem o acesso, mas há dificuldades para pesquisar produtos e dar continuidade às compras.

Conforme o Downdetector - ferramenta que monitora o funcionamento de serviços digitais de empresas -, relatos de usuários na internet indicam "potenciais problemas" com o Submarino.

Nos últimos dias, a ferramenta identificou uma série de notificações a respeito do Submarino. Os problemas atingem o site na internet, o aplicativo móvel e o sistema de login. Há relatos de usuários que não conseguem acessar o aplicativo desde quinta-feira (17).