IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Com dados da China e campanha eleitoral no Brasil, dólar fecha em R$ 5,141

Dólar teve alta de 0,96%; Bolsa fechou acima dos 113 mil pontos pelo segundo dia consecutivo - Getty Images
Dólar teve alta de 0,96%; Bolsa fechou acima dos 113 mil pontos pelo segundo dia consecutivo Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo*

16/08/2022 17h25Atualizada em 16/08/2022 17h36

O dólar comercial fechou com alta de 0,96% na sessão desta terça-feira, cotado a R$ 5,141, acompanhando a manutenção da cautela no mercado de câmbio internacional depois que dados chineses decepcionantes alimentaram temores de uma recessão econômica global.

No Brasil, investidores ficaram atentos ao início oficial da campanha eleitoral. Por aqui, analistas não deixaram de citar que esse período é historicamente associado a um aumento da volatilidade no mercado financeiro.

A partir desta terça está liberada a realização de propaganda partidária e a realização de eventos de arrecadação de recursos para a campanha. O foco dos investidores é entender quais as propostas dos dois candidatos que lideram as pesquisas de intenção de votoLuiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) — para a política fiscal. Por ora, o entendimento é de que ambos dão indicações de mais afrouxamento no controle de gastos.

O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, refere-se ao dólar comercial. Para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, o valor é bem mais alto.

Ibovespa fecha em alta

Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), subiu na sessão de hoje. A Bolsa encerrou o pregão com alta de 0,43%, a 113.512,38 pontos. É o segundo dia seguido que a B3 fecha acima dos 113 mil pontos.

A B3 já acumula alta de 9,82% na variação mensal.

Durante a sessão desta terça-feira, as ações da BRF (BRFS3), Positivo Tecnologia (POSI3) e Marfrig (MRFG3) figuraram entre as maiores altas do dia.

*Com Reuters