Bolsa cai 1,71% após Lula anunciar Mercadante como novo presidente do BNDES
O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), que reúne as empresas mais negociadas, encerrou em queda de 1,71%, aos 103.539,07 pontos, após o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmar que o ex-ministro Aloizio Mercadante será o novo presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
A divulgação do nome de Mercadante ocorreu em evento de encerramento dos seus grupos de trabalho, que trabalham na transição entre governos.
"Vai acabar a privatização no país, Mercadante. Vi críticas sobre você e que você vai ser presidente do BNDES. Não é mais boato. Aloizio Mercadante será presidente do BNDES", disse Lula.
O foco do mercado também recai sobre o recém-anunciado ministro da Fazenda do governo eleito, Fernando Haddad. No fim do dia ele concederá entrevista à imprensa, após ter afirmado na véspera que anunciará nesta terça-feira dois ou três membros de seu futuro time.
Já o dólar comercial fechou quase estável, com alta de 0,07%, cotado a R$ 5,315, nesta terça-feira (13).
O movimento da moeda americana ocorre após o Departamento do Trabalho dos EUA informar que o índice de preços ao consumidor subiu 0,1% no mês passado, após avanço de 0,4% em outubro. Economistas consultados pela Reuters projetavam alta de 0,3%.
Nos 12 meses até novembro, o índice subiu 7,1%, menor taxa desde dezembro de 2021, mostrando desaceleração em relação ao aumento de 7,7% visto em outubro e reforçando expectativas de que o Federal Reserve desacelerará o ritmo de seu aperto monetário.
Quanto mais agressivo é o Fed na conduta de seu aperto monetário, mais o dólar tende a se beneficiar globalmente, conforme investidores redirecionam recursos para o mercado de renda fixa norte-americano. Mas o oposto também vale, e posicionamentos mais brandos do banco central dos EUA geralmente abrem espaço para a valorização de divisas consideradas arriscadas.
Ainda no Brasil, os investidores monitoravam o clima em Brasília depois do maior episódio de violência pós-eleitoral no país visto na noite da véspera, quando apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) tentaram invadir a sede da Polícia Federal, após o mandado de prisão expedido contra um líder indígena ligado ao grupo.
A PEC da Transição ainda segue no radar, com expectativa de que a Câmara dos Deputados inicie nesta semana a análise da proposta, já aprovada pelo Senado.
O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, refere-se ao dólar comercial (saiba mais clicando aqui). Para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, o valor é bem mais alto.
*Com informações da agência de notícias Reuters
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.