Após falas de Lula, dólar fecha em alta, a R$ 5,148, e Bolsa cai
O dólar comercial fechou a sessão de hoje com alta de 2,03%, cotado a R$ 5,148, após declarações feitas pelo presidente Lula (PT), na noite de ontem.
Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), que reúne as empresas mais negociadas, encerrou com queda de 1,47%, aos 108.523,47 pontos.
Em entrevista concedida ao jornalista da Rede TV! Kennedy Alencar —que também é colunista do UOL—, o presidente criticou a decisão do Copom de manter a taxa de juros a 13,75% pela quinta vez seguida. Na análise dele, a decisão influencia no crescimento do país.
O Brasil precisa voltar a crescer. Não existe nenhuma razão para a taxa de juros estar em 13,75%."
Lula a Kennedy Alencar
Lula também chamou a independência do Banco Central de "bobagem" e afirmou que pode buscar rever a autonomia quando terminar o mandato do atual presidente da instituição, Roberto Campos Neto.
Acredito que a insistência deste discurso contra o BCB [Banco Central do Brasil] e a meta de inflação podem ser um ponto de inflexão relevante e negativo para o país."
Dan Kawa, diretor de investimentos da TAG Investimentos
No cenário externo. O dólar disparou globalmente depois que o Departamento do Trabalho dos EUA informou hoje a abertura de 517 mil vagas de emprego fora do setor agrícola do país no mês passado. A leitura ficou bem acima das 185 mil vagas esperadas por economistas consultados pela Reuters.
"A gente tinha falas do [presidente do Fed, Jerome] Powell dando uma sinalização de que poderia ter começado uma desinflação nos Estados Unidos. Aí vem essa pancada do payroll [relatório] e mostra uma economia bastante resiliente, bastante robusta. Com esses dados de emprego, fica difícil conseguir controlar uma pressão maior de demanda", disse à Reuters Denilson Alencastro, economista-chefe da Geral Asset.
O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, refere-se ao dólar comercial (saiba mais clicando aqui). Para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, o valor é bem mais alto.
*Com informações da agência de notícias Reuters
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.