Após falas de Lula e expectativa de juros nos EUA, dólar vai a R$ 5,20
O dólar comercial fechou a sessão de hoje com alta de 0,5%, cotado a R$ 5,20, após atritos de Lula com o BC (Banco Central) e expectativa de juros altos nos EUA.
A moeda americana retornou ao patamar do dia 10 de janeiro.
O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), que reúne as empresas mais negociadas, encerrou com queda de 0,82%, aos 107.829,73 pontos.
O que influenciou o mercado
A ata do Copom (Comitê de Política Monetária), publicada hoje, mostrou que o Banco Central avalia que a revisão do arcabouço fiscal do país diminui a visibilidade sobre as contas públicas e impacta as expectativas de inflação.
O documento sugere que seguirá acompanhando os impactos de estímulos fiscais sobre a atividade e o nível de preços.
Hoje o mercado leu a ata da última reunião do Copom e ficou aliviado, após os ataques que o presidente Lula fez ontem ao BC."
Pedro Paulo Silveira, diretor de Gestão de Recursos da Nova Futura Gestora, nas redes sociais
Na véspera, o presidente Lula (PT) classificou de "vergonha" a explicação do Copom para o atual patamar da taxa de juros e pediu que a classe empresarial e a sociedade reclamem do nível da taxa Selic.
- A fala do petista elevou o desconforto de investidores com o desgaste entre governo e BC.
- O mercado financeiro tem reagido mal a esses atritos, temendo tentativas de intervenção do Executivo na autoridade monetária.
Enquanto isso, no exterior, o presidente do Fed (Federal Reserve, o banco central norte-americano), Jerome Powell, afirmou que, caso a economia dos Estados Unidos continue dando sinais fortes, a autoridade terá de seguir elevando as taxas de juros no país.
Se os dados continuarem a chegar mais fortes do que esperamos, e concluirmos que precisamos aumentar as taxas mais do que é cotado no mercado... então, certamente faríamos isso, certamente poderíamos aumentar mais as taxas".
Jerome Powell
O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, refere-se ao dólar comercial (saiba mais clicando aqui). Para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, o valor é bem mais alto.
*Com informações da agência de notícias Reuters
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.