Sucesso entre famosos, pilates tem franquias a partir de R$ 27 mil
O pilates vem atraindo cada vez mais adeptos famosos. Isis Valverde, Cristiane Oliveira, Regiane Alves e Cássia Kiss são algumas das atrizes que praticam os exercícios para manter a forma.
As aulas de pilates têm como base técnicas de conscientização corporal e de controle motor que trabalham com o fortalecimento dos músculos e com o alongamento corporal.
O método também vem se mostrando uma opção de negócio para quem quer entrar na área de fitness. Com um investimento inicial que varia entre R$ 27 mil e R$ 260 mil, é possível abrir uma franquia de pilates.
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O faturamento médio mensal vai de R$ 16 mil a R$ 50 mil. O lucro médio mensal é de 20% a 60% (de R$ 3.200 a R$ 30 mil) sobre o faturamento.
A margem é alta, de acordo com as redes, porque o profissional pode atuar sozinho no estúdio, sem a necessidade de pagar um funcionário.
Além disso, os gastos mensais desse tipo de negócio também são baixos, já que os equipamentos não exigem muita manutenção, segundo especialistas.
A opção de negócio mais barata é a da Metacorpus Studio Pilates, que vai lançar franquia até o fim do ano. A rede, que atua há 11 anos no mercado, oferece franquia a partir de R$ 27 mil para um estúdio de 30 metros quadrados.
O valor não inclui taxa de franquia porque a rede ainda não finalizou o processo de abertura de franchising.
De acordo com Machado, a margem de lucro de uma franquia da rede vai de 30% a 60% – R$ 8.100 a R$ 16.200.
"Se ele for trabalhar sozinho, o que é comum neste meio, é possível lucrar mais porque o gasto mensal é basicamente com aluguel e conta de luz. Se for preciso contratar um funcionário, a rentabilidade cai para 30%", diz..
Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o lucro de uma franquia varia de 10% a 15% sobre o faturamento. Quando algum negócio foge dessa margem de faturamento, a entidade orienta que o empreendedor cheque as informações com outros franqueados da rede.
Para reaver o investimento do menor estúdio, o prazo é de 15 meses. Para investimento de médio porte – em torno de 80 metros quadrados – o empreendedor pode precisar de 19 a 21 meses para recuperar o capital.
A empresa também vende equipamentos para empresários que desejam abrir o seu próprio estúdio. Para uma academia de 30 metros quadrados, por exemplo, são necessários quatro equipamentos para começar o negócio, segundo o sócio da rede, Gustavo Machado. O custo é de R$ 16 mil.
Outra rede, a New Pilates, exige um investimento inicial a partir de R$ 45 mil para a abertura de um estúdio de 70 metros quadrados. O valor inclui R$ 15 mil (taxa de adesão) e de R$ 20 mil a R$ 30 mil (custo dos equipamentos).
De acordo com o diretor de projetos, Fernando Bouzas, o faturamento mensal, numa turma de 80 alunos, com mensalidade de R$ 260, totaliza R$ 20,8 mil.
Bouzas afirma que a taxa de lucratividade varia de 20% a 30% –R$ 4.160 a R$ 6.240–, com tempo médio de retorno de 12 a 15 meses
A rede tem sede em Fortaleza, está no mercado há dois anos e possui 18 unidades no país – Ceará, São Paulo, Paraná e Brasília.
Para ser um franqueado da rede é preciso ser fisioterapeuta.
A The Pilates Studio também oferece franquia para quem quer entrar na área de fitness. O investimento inicial exigido pela rede vai de R$ 170 mil, para um estúdio de 40 a 50 metros quadrados, a R$ 260 mil, para um estúdio que tem acima de 120 metros quadrados. Esses valores incluem custos de instalação, taxa de franquia e capital de giro).
O faturamento médio mensal da rede vai de R$ 30 mil a R$ 50 mil, conforme o tamanho da academia. O lucro líquido mensal varia entre 15% e 22% (de R$ 4.500 a R$ 11 mil).
Para adquirir uma unidade da franquia, é preciso ser educador físico ou fisioterapeuta e passar por um curso de certificação que dura um ano e meio. A rede existe desde 1996 e virou franquia em 1999.
Investimento exige cuidado porque custo do serviço é alto
Para consultora Claudia Bittencourt, do Grupo Bittencourt, a franquia de pilates exige cautela. A consultora afirma que a procura de consumidores por serviços para melhorar a qualidade de vida, como saúde e bem-estar, cresceu, entretanto, é precisar verificar a sustentabilidade do negócio.
Bittencourt justifica que a franquia de pilates não é um investimento barato, portanto, não é popular. Nesse caso, é importante ter uma taxa de ocupação alta.
"O empreendedor deve trabalhar com vários cenários, verificar o potencial de mercado e o tamanho do negócio. Ele precisa saber qual classe social está disposta a pagar por esse serviço", diz ela.
Marcos Rizzo, consultor da Rizzo Franchise, afirma que, antes de abrir o negócio, o empreendedor deve ouvir, pelo menos, quatro franqueados: dois com até dois anos de mercado e mais dois com mais de dois anos na área. “Eles vão contar a vida do empreendedor lá na frente”, diz.
O consultor reforça que é importante levantar se a empresa que está vendendo a franquia tem experiência comprovada em todas as área, fazer uma pré-venda dos serviços e pesquisar a localização do estúdio.
Cuidados ao escolher uma franquia
Tempo de mercado | Verifique há quanto tempo a rede atua no mercado. Se a franquia for nova, veja o número de unidades próprias. É por meio delas que a franqueadora adquire experiência e conhecimento da área que irá transmitir aos franqueados |
Pesquisa com franqueados | As redes são obrigadas a apresentar a COF (Circular de Oferta de Franquia) para os interessados. O documento deve indicar endereço, nome e telefone de franqueados e ex-franqueados. É importante ligar para o maior número possível para saber sobre investimento, faturamento, tempo de retorno e lucro |
Faturamento | Desconfie de número fantásticos. O ideal é avaliar mais de uma franquia do setor que deseja ingressar para ver se os números são similares. Segundo a ABF, o lucro varia de 10% a 15% sobre o faturamento |
Prazo de retorno | A ABF trabalha com o prazo de retorno de 18 a 24 meses para microfranquias, que exigem um investimento mais baixo, e de 36 meses para franquias, que necessitam de investimento maior |
Assinatura de contrato | O negócio só pode ser fechado após o prazo de 10 dias da entrega da COF. O objetivo é evitar a assinatura por impulso. A COF informa o número de franqueados ativos e inativos (nos últimos 12 meses), com telefone, ações judiciais contra a empresa e estimativa de investimento, faturamento etc. |
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