Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Veja 10 coisas que você precisa saber antes de abrir uma empresa em casa

Afonso Ferreira

Do UOL, em São Paulo

26/03/2014 06h00

Baixo investimento, despesas menores e flexibilidade de horários estão entre os principais atrativos para empreendedores abrirem um negócio em casa, segundo especialistas.

No entanto, a falta de convívio com outras pessoas e a autodisciplina exigida podem desestimular quem pensa em ter um escritório no lar, o chamado “home office”.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) mostram que, em 2012 (levantamento mais recente), o número de brasileiros que trabalhavam em casa somava 4,1 milhões. Para auxiliar empresários que desejam abrir o negócio próprio onde moram, a pedido do UOL, especialistas listaram dez dicas.

1. Veja se o negócio cabe em sua casa

Segundo o consultor do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) Fabiano Nagamatsu, são mais indicadas para o “home office” empresas que prestam serviços para o cliente que prestam serviços pela internet ou no endereço dos clientes, caso dos contadores, designers, advogados, arquitetos, vendedores que utilizam catálogos, entre outros.

No entanto, o trabalho em casa não é recomendado para empresas ligadas ao comércio que necessitam receber clientes e à indústria que demandam maior número de funcionários.

2. Verifique a lei de zoneamento urbano de sua cidade

Existem bairros que são exclusivamente residenciais onde não é permitida a abertura de nenhum tipo de empresa, de acordo com consultor. “O ideal é o empreendedor checar com a prefeitura se onde ele mora é possível abrir um negócio próprio e de quais licenças ele precisará”, diz.

3. Tenha clientes antes abrir o negócio

Para Nagamatsu, antes de largar um emprego fixo e abrir uma empresa em casa, o empreendedor deve formar uma carteira de clientes. Ele pode perguntar para pessoas ou outras empresas que formam o seu público-alvo, se elas estariam dispostas a pagar pelo serviço ou produto que ele pretende ofertar.

“Se o empresário começar o negócio sem clientes, ele vai sofrer mais no começo e, provavelmente, arcará com prejuízos financeiros”, afirma.

4. Estipule horários fixos no começo

De acordo com o presidente da consultoria de negócios Fran Systems, Batista Gigliotti, até que o empresário se habitue ao trabalho em casa, ele deve cumprir horários fixos, como se estivesse em outra empresa. Depois, ele pode flexibilizar a rotina e incluir outras tarefas ao longo do dia em um período em que não tenha tarefas do negócio para cumprir.

5. Saiba definir prioridades

Gigliotti afirma que comandar uma empresa em casa exige disciplina e foco para cumprir tarefas dentro do prazo. Ao final de cada expediente, por exemplo, o empreendedor pode fazer uma lista do que precisa ser feito no dia seguinte e definir quais são as prioridades.

“Em casa, há o sofá, a TV, a geladeira, a cama. Se o empresário não se policiar, ele pode se perder em meio a tantas distrações.”

6. Peça compreensão à família

O trabalho em casa será pouco produtivo se o empresário tiver de parar sua rotina a todo momento para atender ligações e pedidos de parentes, esposa, mulher ou filhos, segundo Gigliotti.

“Não é porque o empreendedor está em casa que ele está à disposição da família. É preciso deixar bem claro que ele está trabalhando e que não deve ser incomodado”, declara.

7. Vista-se para o trabalho

É importante que o empresário se vista adequadamente para o trabalho, mesmo que não tenha a necessidade de sair de casa, segundo o coordenador da incubadora de negócios da ESPM, José Balian.

"Não precisa colocar uma gravata, mas ficar de pijama o dia todo, por exemplo, tem um efeito psicológico que reduz a produtividade do empresário. O ideal é ele vestir-se como se estivesse trabalhando fora", diz

8. Tenha uma estação de trabalho separada da casa

Para Balian, a mesa com computador e telefone deve ficar em uma sala ou quarto com porta, principalmente, se o empresário tiver filhos ou animais de estimação em casa. “Com a porta fechada, é possível se concentrar mais e minimizar ruídos externos”, afirma.

9. Monte um escritório confortável

De acordo com Balian, o escritório do empreendedor em casa precisa ser tão confortável quanto um escritório que ele teria fora. A mesa e a cadeira devem ter altura e formato adequado para evitar dores no corpo, afinal o empresário passará a maior parte do tempo dele ali.

10. Para crescer, é preciso sair de casa

Segundo o consultor do Sebrae-SP, montar um escritório em casa é uma alternativa viável para o início do negócio. Porém, se a empresa quiser crescer, ela terá de sair para uma sede maior que comporte mais funcionários.

“Quando o empresário não der mais conta de fazer tudo sozinho, ele vai ter de contratar e, consequentemente, precisará de mais espaço”, diz Nagamatsu.