Picolé mexicano tem franquia de R$ 90 mil, mas há risco de ser só moda
Empresas que investiram na fabricação e na venda das paletas mexicanas --picolés artesanais-- nos últimos dois anos agora apostam na expansão com a abertura de franquias. Desde 2013, ao menos três redes adotaram o modelo: El Paletero, Los Paleteros e Palecolé. Juntas, as empresas somam 49 unidades franqueadas no país.
O ramo exige investimento inicial entre R$ 90 mil e R$ 395 mil e disposição para enfrentar o risco de que o produto seja apenas uma moda passageira, apontam consultores.
A primeira loja da Los Paleteros nasceu em Balneário Camboriú (SC), em 2012. Os engenheiros Gean Chu, 25, e Gilberto Verona, 25, viram uma oportunidade no ramo de sorvetes artesanais e investiram em paletas mexicanas, picolés feitos com ingredientes naturais e maiores que os tradicionais.
A aposta deu certo e, em 2013, a empresa passou a oferecer franquias. Hoje são 45 unidades em 7 Estados, 43 delas abertas este ano. Segundo Chu, as lojas vendem uma média de 20 mil sorvetes por mês, divididos em 25 sabores e vendidos a preços que variam entre R$ 6 e R$ 8. O mais procurado é o de morango com recheio de leite condensado.
Para abrir um quiosque da marca, o interessado precisa desembolsar R$ 260 mil, incluindo a taxa de franquia e o capital de giro. A loja da marca tem investimento inicial de R$ 395 mil. Do faturamento médio mensal, estimado em R$ 90 mil, são cobrados 8% de royalties e 2% de taxa de publicidade.
Caráter artesanal é diferencial do sorvete
No mercado desde 2012, a El Paletero, que também nasceu em Balneário Camboriú (SC), lançou a franquia há dois meses. “Decidimos tocar o negócio devagar porque não queríamos que os produtos perdessem o caráter artesanal”, diz Manuella Bassetti, 28, uma das sócias da empresa, que considera isso um diferencial do produto.
O capital mínimo para abrir uma franquia da El Paletero é de R$ 210 mil (quiosque) ou de R$ 300 mil (loja). O faturamento médio mensal estimado para as franqueadas é de R$ 58 mil, com margem de lucro de 34%.
A empresa tem oito lojas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul --cinco próprias e três franquias. Os picolés, de 24 sabores, custam de R$ 6 a R$ 8. De acordo com a empresária, cada unidade vende uma média mensal de 26 mil sorvetes.
A Palecolé é uma opção mais barata de franquia de paletas. Criada há dois meses, ela oferece uma versão econômica da loja para cidades com menos de 50 mil habitantes, com lojas a R$ 90 mil. Em cidades acima disso, o investimento em quiosques custa R$ 128 mil, e, em lojas convencionais, R$ 154 mil.
Franqueado precisa assumir o risco de a moda das paletas passar
Apesar de considerar o negócio de paletas mexicanas consistente e interessante para o clima brasileiro, o coordenador do comitê de alimentação da ABF (Associação Brasileira de Franchising), João Baptista, alerta sobre os riscos de investir em um produto que está na moda.
“Toda atividade que é moda tem o desafio de conseguir o retorno do investimento antes de o modismo passar”, diz. “Quando um franqueado faz um contrato de 60 meses, precisa avaliar se o negócio vai durar todo esse tempo. A pessoa deve estar disposta a assumir esse risco.”
As empresas que conseguirem construir marcas fortes e continuar inovando, porém, podem sobreviver e se estabelecer mo mercado. “Há quatro anos, por exemplo, a moda era o frozen yogurt”, diz Baptista. “A maioria das lojas fechou, mas algumas redes se firmaram.”
Diversificação de sabores e produtos é forma de fugir de armadilhas
A queda nas vendas durante o inverno é outro problema para os fraqueados. "Os empresários precisam ampliar o leque de produtos oferecidos para que as vendas não caiam no inverno e eles tenham regularidade no faturamento", diz a consultora de franquias Cristiane Diniz.
Antes de investir, é importante conversar com as redes e com franqueados para saber qual a disposição das empresas para a inovação de produtos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.