Setor de franquias no país cresce 9% no 1º trimestre, segundo associação
O faturamento do setor de franquias no país cresceu 9% no 1º trimestre de 2015 em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (28) pela ABF (Associação Brasileira de Franchising).
De acordo com a entidade, de janeiro a março deste ano, o setor de franquias faturou R$ 31,3 bilhões, contra R$ 28,7 bilhões nos três primeiros meses de 2014.
Os dados divulgados também corrigem o resultado final do ano passado, que passa a ser de R$ 128,5 bilhões, ante os R$ 127,3 divulgados no início de 2015. Esse ajuste foi necessário porque algumas empresas não haviam enviado suas informações financeiras na data do fechamento do balanço anual, segundo a ABF.
Para a presidente da entidade, Cristina Franco, o resultado trimestral é um indicativo da força do setor. "Em um trimestre que costuma ser mais difícil, ao menos recuperamos a inflação [que foi de 6,41% em 2014] e com alguma sobra”, diz.
A presidente da ABF atribui o resultado à abertura de novas lojas, mesmo que em ritmo menor, e a mudanças de comportamento do consumidor, como a busca por qualificação profissional, a necessidade de se alimentar fora do lar e a presença de mulheres no mercado de trabalho.
Os segmentos do franchising que mais cresceram no período foram: alimentação e esporte, saúde, beleza e lazer, ambos com alta de 14% no faturamento; e comunicação, informática e eletrônicos, com 11%.
País tem quase 130 mil unidades de franquias em operação
Nos três primeiros meses do ano, foram abertas 3,7% novas lojas e fechadas 1,1%, saldo positivo de 2,5% novos pontos de venda. Tendo como base o último dia do mês de março, o Brasil tem 128.809 unidades de franquias em operação.
Em número de pontos de venda, os segmentos que mais cresceram foram acessórios pessoais e calçados (14%) e comunicação, informática e eletrônicos (13%).
O diretor de inteligência de mercado da ABF, Claudio Tieghi, diz que em um momento menos favorável, segmentos mais tradicionais --como alimentação e esporte, saúde, beleza e lazer-- tendem a se fortalecer, pois refletem mudanças de comportamento da população, com a busca por bem-estar e por facilidades cotidianas.
"O segmento de comunicação, informática e eletrônicos reflete a crescente digitalização da sociedade, gerando oportunidades na venda de produtos, consultoria, assistência técnica e outros serviços", afirma Tieghi.
Frente ao apurado na pesquisa trimestral, a ABF mantém sua estimativa de crescimento do faturamento do setor em 2015 entre 7,5% e 9%. Já o número de marcas deve aumentar 8% e o de novas unidades, crescer entre 9% e 10%.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.