Xuxa vira sócia de franquia de depilação a laser; unidade custa R$ 480 mil
A apresentadora Xuxa é a nova sócia da franquia de depilação a laser Espaçolaser. A rede está há 12 anos no mercado e tem 46 unidades abertas, além da expectativa de inaugurar mais 15 até o fim do ano. Consultor ouvido pelo UOL diz que negócio atrelado a famosos ajuda na publicidade, mas há riscos.
Xuxa é dona de 50% do negócio e participará ativamente da divulgação, marcando presença em inaugurações e eventos. O primeiro deles é nesta terça (2), na Espaçolaser do Shopping Vila Olímpia, em São Paulo, para imprensa e convidados.
Essa não é a primeira empreitada de Xuxa no mundo das franquias. Ela também é sócia da franquia de bufê infantil Casa X. Tanto a Espaçolaser quanto a Casa X fazem parte da SMZTO, holding de franquias do empresário José Carlos Semenzato que reúne mais oito marcas.
"Fui apresentada à clínica como uma nova oportunidade de negócio pelo meu sócio Semenzato, achei o projeto fantástico e resolvi investir", diz Xuxa, em nota à imprensa. "Sempre curti dar dicas de beleza e ver como a mudança de visual aumenta a autoestima das pessoas."
Franquia vai aplicar R$ 5 milhões em expansão pelo país
O investimento da apresentadora não foi divulgado, mas a empresa afirma que vai aplicar R$ 5 milhões nos próximos três anos para levar a franquia para todo o Brasil. Atualmente, há unidades na Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo.
O capital inicial necessário para abrir uma unidade é a partir de R$ 480 mil (instalação + taxa de franquia + capital de giro). O faturamento médio mensal é de R$ 115 mil, com lucro de 20%, ou seja, R$ 23 mil, de acordo com a empresa. O prazo de retorno do investimento é a partir de 36 meses, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising).
A Espaçolaser oferece depilação a laser para mulheres e homens em várias partes do corpo, como rosto, pescoço, tronco, braços, virilha, pernas e pés. Os tratamentos são vendidos por pacotes e os preços partem de R$ 300 (pacote de dez sessões de depilação do buço).
Famoso ajuda a vender, mas franqueado deve focar na gestão
Para Diego Simioni, fundador da GoAkira, consultoria especializada em franquias, é importante que os candidatos à franquia conheçam os responsáveis pela gestão do negócio. “Geralmente, o famoso que é sócio não está na administração, apenas empresta sua imagem para divulgar a marca e atrair mais clientes”, diz.
Por isso, é necessário conhecer a empresa antes de fechar negócio: conversar com antigos e atuais franqueados, saber se o modelo de negócio já foi testado, qual é o suporte oferecido pela rede e se tem afinidade com o dia a dia do negócio.
Se, por um lado, o famoso pode ajudar a tornar a marca mais conhecida, por outro, é importante que ele também cuide da própria imagem. “Uma mancha na imagem da figura pública pode acabar contaminando o negócio”, afirma.
Ele diz que Xuxa é uma personalidade consagrada no Brasil e, embora esteja em uma fase de transição, prestes a estrear um programa em uma nova emissora e para um novo público, ela é considerada um ícone de beleza e tem sinergia com o produto que a rede vende.
Onde encontrar:
Espaçolaser: www.espacolaser.com.br
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