Empresa deve emocionar sem chatice para ser falada nas redes; veja dicas
Empresas que desejam ser faladas nas redes sociais precisam produzir conteúdo que comova sem ser chato, segundo a publicitária Patrícia Weiss durante palestra dedicada ao branded content (conteúdo de marca) no Senac. O centro de estudos está lançando um curso de pós-graduação sobre o tema com a curadoria da especialista.
Segundo ela, a produção de conteúdo próprio para divulgar um negócio é tendência. “O branded content (conteúdo de marca) está saindo da posição de alternativa para fazer parte da estratégia de marketing”, disse. Isso porque, segundo ela, a propaganda tradicional não acompanha a mudança na forma como o público interage, especialmente na internet.
“Há uma transferência de poder de quem produz e distribui a informação para quem consome”, afirma. “A audiência não é mais passiva. Ela é coautora, produz cultura e é participativa”, diz.
Nesse sentido, o conteúdo de marca leva vantagem em relação às grandes campanhas de marketing nas TVs, segundo ela, pois é capaz de provocar conversas com a audiência. “O objetivo do branded content é gerar conexão, envolvimento, engajamento”, diz.
E esta é uma boa notícia para os micro e pequenos negócios, que nem sonham em pagar uma campanha milionária na TV. “Para o pequeno empreendedor é possível. Graças à internet, é viável. Não precisa fazer uma megaprodução de Hollywood. Pode ser algo simples, mas algo que faça sentido, que consiga conectar emocionalmente e representar o significado, o propósito da marca”, diz.
A seguir, veja dicas da especialista para pequenas empresas criarem conteúdo de marca poderoso:
1. Seja original e entretenha
Segundo Weiss, o conteúdo de marca deve ser criativo, interessante e entreter seu público. “Se não houver criatividade, não há branded content de qualidade”, diz. “Deve ser um conteúdo original e relevante, que pode informar, ser útil e até educar enquanto entretém.”
2. Dê o que falar
“O conteúdo de marca é voltado para dar o máximo de papel para a audiência e para a coautoria”, afirma Weiss. Isso é possível quando o conteúdo instiga comentários, compartilhamentos e até debates, abrindo uma conversa com a marca. “Propaganda é o que a marca quer dizer, branded content é o que a audiência quer falar a respeito da marca.”
3. Inspire e comova
Uma forma de tornar o conteúdo de marca relevante é dialogar com a emoção. “O branded content deve ser orientado para o ser humano, inspirar. Os melhores roteiristas do mundo prestam atenção nas pessoas.”
4. Mostre o propósito da marca
Para a publicitária, o conteúdo de marca deve mostrar o propósito da empresa. “Não tem mais quem compre só pela qualidade. O propósito mostra o caráter da marca. A marca que não mostra a intenção tende a descambar.” Mas propósito, afirma, não é listar as vantagens de um produto. Ele tem a ver com a visão de mundo. “Menos promessa, mais propósito.”
5. Não perturbe
Segundo Weiss, o que diferencia o conteúdo de marca da propaganda comum é não ser chato ou invasivo. E esse é o grande desafio para as agências de propaganda. “O branded content deve transmitir o propósito da marca sem ser intrusivo ou interruptivo”, diz. Para isso, ele pode ser “imersivo, contagiante”. Mas nunca deve “saltar” na frente dos olhos do público.
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