Bolsas

Câmbio

De cada dez empresas, seis fecham antes de completar 5 anos, aponta IBGE

Do UOL, em São Paulo

De cada dez empresas, seis não sobrevivem após cinco anos de atividade, segundo a pesquisa Demografia das Empresas 2014, divulgada nesta quarta-feira (14) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os dados são referentes a 2014, mas só foram divulgados agora, e são retirados do Cempre (Cadastro Central de Empresas).

Das 694,5 mil empresas abertas em 2009, apenas 275 mil (39,6%) ainda estavam em funcionamento em 2014. Após o primeiro ano de funcionamento, mais de 157 mil (22,7%) fecharam as portas.

O estudo não investiga os motivos para o fechamento, diz a analista do IBGE Katia Medeiros Carvalho, mas aponta que a sobrevivência das empresas tem relação direta com o tamanho delas. Empresas com mais empregados tendem a permanecer mais tempo no mercado, enquanto as de menor porte têm taxas de sobrevivência mais baixas.

Após cinco anos, sobreviveram:

  • 70% das empresas com 10 ou mais empregados;
  • 61,8% das empresas que entre 1 e 9 funcionários;
  • 32,9% das empresas sem empregados.

Por região, Sul e Sudeste concentraram as maiores taxas de sobrevivência: 85,2% e 84,2%, respectivamente. "São regiões mais desenvolvidas em número de empresas e de assalariados, por isso, acreditamos haver maior estabilidade", afirma a analista.

BNDES abre linhas de crédito para ajudar empresas em dificuldade

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos